Rússia se dispõe a substituir a Itália como sede da Eurocopa 2032; entenda | OneFootball

Rússia se dispõe a substituir a Itália como sede da Eurocopa 2032; entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 de outubro de 2025

Rússia se dispõe a substituir a Itália como sede da Eurocopa 2032; entenda

Imagem do artigo:Rússia se dispõe a substituir a Itália como sede da Eurocopa 2032; entenda

Em meio à incerteza da Itália em sediar a Eurocopa 2032, a Rússia, atualmente banida pela Uefa e pela Fifa devido à guerra na Ucrânia, surge como uma possível substituta da Terra da Bota como anfitriã do torneio continental.

O torneio foi inicialmente designado para Itália e Turquia, que apresentaram uma candidatura conjunta, seguindo o modelo de 2028, em que Reino Unido e Irlanda se uniram para receber a competição. Na fase de propostas oficiais, Itália, Turquia e Rússia apresentaram seus projetos, mas a candidatura russa foi declarada inelegível por conta do conflito na Ucrânia.


Vídeos OneFootball


Em entrevista ao jornal russo Sport.ru, o presidente da Federação de Futebol de Moscou, Alexander Dyukov, afirmou que a Itália enfrenta problemas estruturais em seus estádios e destacou que a Rússia tem plenas condições de sediar o torneio.

Problema nos estádios

A Itália enfrenta um grave problema de infraestrutura esportiva. Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, apenas um dos dez estádios propostos pela Federação Italiana tem condições de receber partidas da Eurocopa.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, classificou a situação como “vergonhosa” e afirmou que a Itália possui “a pior infraestrutura entre as principais seleções europeias“.

Em agosto deste ano, o presidente da marca Lega Serie A, responsável pelo Campeonato Italiano, Ezio Simonelli, manifestou preocupação sobre o risco de o país perder o direito de sediar o torneio.

“A candidatura está em risco? Espero que seja só uma preocupação minha, mas quando o presidente da Uefa diz que nossos estádios estão em estado de coma e a Eurocopa é daqui a seis anos, corremos o risco de não causar uma boa impressão em nível internacional”, disse o dirigente à rádio estatal italiana.

O que pode acontecer?

Apesar do interesse russo, a realização da Eurocopa na Rússia é improvável enquanto o país estiver envolvido na guerra da Ucrânia. A Uefa e a Fifa mantêm a suspensão das seleções e clubes russos de todas as competições oficiais. Desde então, a Rússia só tem disputado amistosos não oficiais, majoritariamente contra países não ocidentais.

Por outro lado, a Itália realmente corre o risco de perder a sede do torneio. Caso isso aconteça, a Uefa deve confirmar a Turquia como sede única da Eurocopa 2032.

Saiba mais sobre o veículo