Zerozero
·21 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·21 de janeiro de 2025
Ir do céu ao inferno e do 80 ao 8.
Há várias metáforas que podem ser utilizadas para descrever o que o Benfica viveu na partida desta terça-feira frente ao Barcelona. Ainda que os encarnados tenham feito uma boa partida, há um dado ao qual é impossível fugir: o conjunto orientado por Bruno Lage sai desta jornada da Liga dos Campeões sem pontos conquistados.
O desaire tem um peso ainda maior se se tiver em conta que as águias estiveram em vantagem por dois golos em duas ocasiões: quando o marcador assinalava 3-1 e 4-2.
Pois bem, perante este cenário, a dúvida surgiu: quando tinha sido a última vez que o Benfica perdeu um jogo depois de ter estado na frente do marcador por dois golos de diferença?
A resposta foi-nos dada, como é habitual, pelo nosso Playmaker Stats.
Para encontrar tal cenário, é necessário recuar 17 anos.
Em 2008, num jogo para a Taça de Portugal, os encarnados perderam por 5-3 com o Sporting, isto depois de terem estado na frente por 3-1. Já nas competições europeias, esta foi apenas a segunda vez que as águias perderam após uma vantagem de dois tentos. Tal tinha acontecido em 1984, com o desaire (3-2) frente ao Estrela Vermelha.
Estes dois jogos foram disputados com o Benfica na condição de visitante; no entanto, há também alguns dados interessantes se se restringir a análise às partidas que o Benfica disputou em casa.
Esta foi a sétima vez na sua história que o Benfica sofreu cinco golos no seu estádio, sendo que a última havia acontecido em 1996 (0-5 frente ao FC Porto para a Supertaça). Por seu lado, olhando para os jogos da UEFA, tal cenário só havia acontecido uma vez, com a derrota por 1-5 frente ao Manchester United em 1966.