Gremistas
·08 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·08 de novembro de 2024
Tradicional clube paulista, a Portuguesa pretende voltar à cena do futebol brasileiro nos próximos anos graças a venda – bilionária – de sua SAF. O clube vive uma derrocada desde um erro contra o Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2013.
Veja também: Rodrigo Caetano: os bastidores que fizeram o Grêmio se animar com o dirigente para 2025
Na ocasião, as equipes se enfrentaram pela última rodada do Brasileirão, no estádio Canindé, em partida que terminou empatada em 0 a 0. No segundo tempo, o técnico Guto Ferreira, da Portuguesa, promoveu a entrada de Héverton, que havia sido suspenso em julgamento no dia 06/12, dois dias antes do jogo, em julgamento do STJD.
Com a irregularidade, a Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos e acabou rebaixada à Série B. Este foi o marco inicial da derrocada da equipe paulista, que acumulou mais dois descensos em sequência – da Série B para a Série C em 2014, e da Série C para a Série D em 2015.
O cenário de devastação, no entanto, deve mudar para a Portuguesa. Nesta semana, um projeto de SAF foi apresentado aos torcedores, cujo investimento alcançará 1 bilhão de reais entre 2025 e 2029, e será dividido da seguinte forma:
Além disso, o projeto de SAF planeja a demolição do estádio Canindé e a construção de uma moderna arena multiuso com capacidade para 30 mil em jogos do clube e até 45 mil para shows.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Quanto aos planos desportivos ao longo dos primeiros quatro anos de SAF, a projeção da Portuguesa é terminar a temporada de 2029 tendo disputado a semifinal do Paulistão, as quartas de final da Copa do Brasil e com a sua reestreia na primeira divisão.
Contra o Grêmio, a Portuguesa viveu o seu auge, ao decidir (e perder) o título brasileiro de 1996, e também o início de sua derrocada. O histórico de confronto entre os clubes, conforme dados do site Grêmiopédia, é o seguinte:
Grêmio e Portuguesa não se enfrentam desde o fatídico 0 a 0 de 8 de dezembro de 2013, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Canindé. Na ocasião, comandado pelo técnico Renato Portaluppi, o tricolor foi a campo com: Dida, Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Vargas, Barcos e Kléber Gladiador.
Ao vivo