Central do Timão
·09 de janeiro de 2026
SAFIEL reforça proposta de auxílio a Corinthians e pede reunião técnica para avançar em termos e condições

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·09 de janeiro de 2026

Os debates em torno da proposta feita pelos idealizadores da SAFIEL para resolver pendências financeiras do Corinthians continua. Na tarde desta quinta-feira (8), um dia depois de o grupo receber e-mail com apontamentos sobre a oferta feitos por Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo (CD) do clube, um retorno foi encaminhado, replicando parte dos comentários recebidos.
A proposta feita pela SAFIEL, projeto que pretende gerir o futebol alvinegro por meio de uma SAF com o aporte de no mínimo R$ 1,6 bilhão em venda de ações, foi encaminhada ao presidente Osmar Stabile e mais três líderes de conselhos do clube (Deliberativo, Fiscal e de Orientação), consistia em um aditivo por meio do qual o grupo se comprometia a liberar recursos para levantar o transferban da FIFA imposto ao Corinthians e pagar a dívida do clube junto à Caixa pela construção da Neo Química Arena.

Foto: Reprodução
Tuma foi o primeiro dos quatro destinatários a responder, por meio de um e-mail aos idealizadores do projeto. No texto, o presidente do CD apontou uma suposta contradição na ideia de “aporte imediato” ao clube, pois seria condicionado a processos como auditoria e aprovação da SAF; apontou a ausência de rito estatutário para esta aprovação, algo reconhecido pela própria SAFIEL em audiência pública no Parque São Jorge; e criticou uma suposta falta de detalhes no aditivo em relação a taxas, prazos e garantias do auxílio ofertado.
A Central do Timão apurou que a réplica dos idealizadores foi enviada também por e-mail. No texto, o grupo agradeceu o retorno realizado por Tuma, e explicou que os recursos oferecidos constituiriam um adiantamento ao clube, já que dentro do cronograma regular do projeto tais recursos seriam disponibilizados apenas após a captação realizada pela venda de ações, após a constituição da SAF.
A resposta da SAFIEL reiterou o que já constava no aditivo enviado quarta-feira (6), que explicava que os recursos para levantar o transferban da FIFA, recebidos pelo clube a título de empréstimo, seriam entregues após a assinatura do memorando enviado pelo grupo em outubro de 2025, e que o adiantamento para pagar a Caixa seria repassado apenas depois da realização de auditoria e aprovação da SAF nos órgãos internos alvinegros.
Os idealizadores do projeto argumentaram que o timing do aporte para quitar a dívida do estádio corinthiano foi escolhido para conferir à operação maior segurança jurídica tanto ao clube quanto aos investidores, visando também permitir que a captação necessária para constituir a SAF, através da venda das ações, fosse feita da forma adequada, sem o Alvinegro sujeito às exigências contratuais impostas pelo banco no acordo de renegociação assinado em 2022.
Ao final, a SAFIEL concordou com a necessidade apontada na resposta do presidente do CD de que o tema precisa ser melhor discutido em seus aspectos técnicos, devido à magnitude da proposta. Para tanto, pediu o agendamento de uma reunião de trabalho, a fim de detalhar os termos e condições da oferta presente no aditivo e também do próprio memorando enviado em 2025, possibilitando o avanço do projeto internamente.
Não existe, porém, uma data específica para a realização deste encontro. Conforme apurado pela Central do Timão, o entendimento interno no Parque São Jorge é de que qualquer negociação entre clube e SAFIEL precisa ser feita pela diretoria executiva, que é a quem compete propor eventuais mudanças no status do futebol dentro da estrutura administrativa do Corinthians. Um encontro entre Stabile e SAFIEL chegou a ser marcado em dezembro, mas foi cancelado e nunca chegou a ser reagendado.
Vale lembrar, ainda, que um dos auxílios oferecidos pelo grupo no aditivo teve sua premissa esvaziada nesta sexta-feira (9), já que o Corinthians quitou a dívida que possuía junto ao Santos Laguna, do México, pela contratação do zagueiro Félix Torres, conseguindo assim a exclusão do clube da lista de transferban da FIFA. Ainda assim, o clube ainda possui outras pendências financeiras sobre contratações que não foram resolvidas e podem acarretar punições futuras ao clube, caso acordos não sejam celebrados.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































