Trivela
·29 de março de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·29 de março de 2022
Quando Portugal e Itália caíram na mesma chave da repescagem, já se sabia que ao menos uma delas estaria fora da Copa do Mundo 2022. Com a derrota inesperada da Itália antes mesmo do esperado duelo com Portugal, houve algum temor que nenhum dos dois fosse ao Mundial. Só que Portugal não deu chance para a zebra e venceu a Macedônia do Norte por 2 a 0 no Estádio do Dragão, no Porto, e carimbou a sua passagem para a Copa do Mundo no fim do ano.
Era uma partida com potencial de nervosismo alto. Assim como os jogos anteriores dos dois times, de Portugal contra a Turquia e da Macedônia do Norte contra a Itália, o duelo era em jogo único. Os portugueses tinham a vantagem de estarem em casa e fizeram uso disso. Os macedônios mostraram uma postura diferente e tentaram surpreender.
O técnico Fernando Santos escalou o time com Danilo Pereira como zagueiro ao lado de Pepe. No meio-campo, ninguém que marque muito: João Moutinho, Bruno Fernandes e Otávio, com Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo no ataque.
O hino de Portugal foi o primeiro momento de pressão feito pela torcida no Estádio do Dragão. O desejo de Cristiano Ronaldo, que o hino fosse parado e as pessoas cantassem à capela, não foi atendido pela organização do estádio. Ainda assim, os torcedores cantaram alto, fizeram muito barulho.
A primeira grande chance veio aos 13 minutos. Em uma linda enfiada de bola de Otávio, Cristiano Ronaldo recebeu nas costas da zaga, chutou cruzado de pé esquerdo e a bola levou muito perigo, mas saiu. O lance levantou o estádio, que pulsava em gritos pela seleção lusa.
A Macedônia não ficava enfurnada na defesa e levava perigo eventualmente. O lateral Stefan Rostovski chegou até o fundo e cruzou. De fora da área, Ezgjan Alioski pegou de primeira, bonito, mas errou o alvo. Ainda assim, deu um susto nos torcedores.
Portugal ameaçou novamente aos 19 minutos. Escanteio cobrado por Bruno Fernandes e Diogo Jota subiu bem, cabeceou para baixo, a bola pingou e saiu por cima. Uma boa chance para os lusos, que seguiam pressionando no ataque.
Portugal pressionava e um erro na saída de bola foi fatal. O lateral Ristovski tentou virou o jogo da direita para a esquerda, mas Bruno Fernandes interceptou já tocando para Cristiano Ronaldo, que devolveu para o meia, seu parceiro de Manchester United. O camisa 11 de Portugal encheu o pé em um chute cruzado, forte e indefensável: gol de Portugal e 1 a 0 no placar.
O segundo tempo tinha um panorama diferente, já que a Macedônia não poderia ficar atrás o tempo todo, se não seria eliminada. Assim, foi Portugal que voltou com uma postura um pouco mais recuada, tentando explorar os espaços que apareciam.
Foi em uma saída em contra-ataque assim que Portugal chegou ao segundo gol. Eram 19 minutos quando os lusos partiram com a bola depois de recuperar no campo de defesa, depois de desarme de Pepe. Bruno Fernandes ficou com a bola e tocou para Otávio avançar e tocar para Diogo Jota. O atacante cruzou de pé esquerdo para Bruno Fernandes, no meio da área, completar de primeira e marcar 2 a 0 no placar.
Melhor em campo, Portugal tentou aproveitar o momento e quase marcou logo em seguida. O jogo teve um momento das famosas cenas lamentáveis aos 21 minutos, com Diogo Jota e Alioski se encarando tão de perto quanto dois amantes em um jantar romântico. Os narizes até se encostaram.
Com os 2 a 0 no placar, a situação parecia controlada para Portugal. O time tocava a bola e a seleção macedônia não parecia mais conseguir fazer uma pressão alta para recuperar a bola. O jogo ficou mais morno e Portugal controlava o ritmo, tocando a bola e esperando o tempo passar.
O apito final veio e a festa da torcida também. Portugal vai a mais uma Copa do Mundo e o Catar terá Cristiano Ronaldo, caso nada aconteça. O atacante, aos 37 anos, terá mais uma chance de brilhar no maior torneio de seleções e tentar fazer Portugal chegar às fases mais avançadas.
Fernando Santos, muito questionado (às vezes com razão) consegue levar o país à Copa em uma chave difícil. Portugal ainda será cabeça de chave no sorteio da Copa do Mundo por sua posição no ranking da Fifa. Será a quinta Copa de Cristiano Ronaldo e mais uma vez Portugal tentará mostrar a sua força.
A Macedônia do Norte pode comemorar o feito de ter tirado a Itália da Copa, mas seria uma surpresa grande demais que vencesse também Portugal, logo em seguida. De qualquer forma, escreveu uma bela história para ser contada no futebol do país.