Papo na Colina
·17 de dezembro de 2025
Saiba por onde andam os os jogadores do Vasco campeões da Copa do Brasil de 2011

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·17 de dezembro de 2025

Às vésperas de mais uma final de Copa do Brasil, o Vasco revive boas memórias. Nesta quarta-feira (17), o Cruz-Maltino enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da decisão de 2025, sonhando com o bicampeonato da competição nacional.
O primeiro título veio em 2011, quando o Vasco superou o Coritiba na grande final, encerrando um jejum de oito anos sem conquistas. Sob o comando de Ricardo Gomes, aquela equipe entrou para a história do clube, com jogadores que se tornaram ídolos da torcida.

Foto: Reprodução/Vasco.
Mas, afinal, por onde andam os campeões da Copa do Brasil de 2011? Confira:
Defesa
Fernando Prass
Um dos grandes heróis da campanha. O goleiro foi decisivo ao longo do torneio e também na Libertadores de 2012. Em 2013, transferiu-se para o Palmeiras, onde permaneceu até 2019 e conquistou títulos importantes. Teve rápida passagem pelo Ceará e se aposentou em 2021.
Allan
Cria da base vascaína, atuou na final e foi vendido à Udinese logo após o título. Viveu o melhor momento da carreira no Napoli e passou ainda por Everton (Inglaterra) e Al-Wahda. Retornou ao Brasil para defender o Botafogo em 2024 e segue em atividade.
Dedé
Ídolo absoluto da torcida, o “Mito” deixou o Vasco rumo ao Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro. Lesões sucessivas atrapalharam o restante da carreira, que ainda teve passagens por Athletico-PR e Ponte Preta. Aposentou-se em 2023.
Anderson Martins
Após o título, seguiu para o Al-Jaish, do Catar. Rodou por outros clubes e voltou ao Vasco em 2017, mas a segunda passagem foi curta. Também atuou por São Paulo, Bahia e CSA antes de encerrar a carreira em 2022.
Ramon Motta
Saiu do Vasco para o Corinthians e foi emprestado posteriormente ao Flamengo e ao Besiktas, da Turquia. Retornou ao clube em 2017, mas sofreu grave lesão. Atualmente, trabalha como comentarista esportivo.
Meio-campo
Eduardo Costa
Volante titular na campanha, deixou o Vasco para jogar no Avaí, onde atuou até 2015. Hoje segue carreira como treinador.
Rômulo
Outra cria da base cruz-maltina. Após destaque no Vasco, atuou pelo Spartak Moscou e passou por Flamengo, Grêmio e futebol chinês. Voltou ao clube em 2021, mas sem o mesmo brilho. Está aposentado.
Felipe Maestro
Um dos maiores ídolos da história do Vasco e o jogador com mais títulos pelo clube. Encerrrou a carreira em 2013, após passagem pelo Fluminense. Foi técnico de Bangu e Volta Redonda e atualmente atua como diretor técnico do Vasco, ao lado de Pedrinho.
Ataque
Diego Souza
Camisa 10 da equipe campeã, foi negociado com o Al-Ittihad em 2012, mas retornou rapidamente por problemas salariais. Rodou por vários clubes do futebol brasileiro e encerrou a carreira no Sport, em 2023.
Éder Luís
Conhecido pela velocidade, marcou o segundo gol do Vasco na final contra o Coritiba. Deixou o clube em 2013 rumo ao Al-Nasr, dos Emirados Árabes, retornou ao Vasco em 2015 e se aposentou em 2020.
Alecsandro
Centroavante e artilheiro daquela equipe, deixou o Vasco em 2012 para atuar no Atlético-MG. Seguiu carreira em clubes brasileiros e encerrou as atividades em 2023. Atualmente, se dedica ao futevôlei.

Foto: Reprodução/Vasco.
Com lembranças marcantes do título de 2011, o Vasco inicia mais uma decisão de Copa do Brasil buscando repetir a história e escrever um novo capítulo de glória para sua torcida.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































