Stats Perform
·13 de junho de 2018
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·13 de junho de 2018
O Brasil estará presente no grupo H da Copa do Mundo. Mas, calma, não se trata da Seleção, torcedor, e sim do brasileiro naturalizado polonês: Thiago Cionek.
O zagueiro de 32 anos, nascido em Curitiba, iniciou a carreira no Cuiabá em 2005, teve uma breve passagem pelo Grupo Desportivo de Bragança, de Portugal, em 2007, mas logo retornou para o futebol brasileiro, sendo contratado pelo CRB.
Então, Cionek, como diversos boleiros brasileiros, partiu de vez para a Europa em 2008, quando foi contratado para jogador no Jagiellonia Biaystok, da Polônia, em busca de um lugar ao sol.
O brasuca atuou no clube polaco entre 2008-2012, conquistando a Copa da Polônia em 2010 e, devido ao seu período no país, se naturalizou polonês em 2011. Desde então, o zagueiro passou a ser observado pelos treinadores da seleção nacional, mas foi convocado pela primeira vez em maio de 2014, estreando contra a Alemanha, em duelo disputado em Hamburgo.
Cionek conquistou a confiança do técnico Adam Nawalka e participou da Eurocopa de 2018 e das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Mas a melhor notícia da carreira do zagueiro surgiu no último dia 4, quando foram anunciados os nomes dos 23 polacos que irão para o Mundial e seu estava entre os listados.
O brasuca, que atualmente joga no SPAL 2013 (Itália), utilizou de suas redes sociais para celebrar a conquista. "Dez anos depois da minha chegada à Polônia, hoje recebo com grande alegria e honra o anúncio de que vou representar ena Coa do Mundo este país que eu tenho origem e que me deu tanto. Obrigado Deus!", disse.
A Polônia estreia na na Copa do Mundo contra Senegal, na terça-feira (19), às 12h (de Brasília).