Mercado do Futebol
·06 de setembro de 2025
Sampaoli destaca experiência em outros trabalhos e relembra time de 2020: “Não conquistou o Brasileiro por causa da pandemia”

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·06 de setembro de 2025
A Data FIFA deu mais uma pausa no futebol brasileiro, com os clubes se preparando para o retorno na próxima semana. E com a volta de Sampaoli ao comando técnico, o Galo busca agora se recuperar diante o Cruzeiro e, quem sabe, conseguir a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.
E nesse sábado (06), antes do treino marcado para a Arena MRV, o comandante argentino foi devidamente apresentado como novo treinador alvinegro, e falou a respeito dos trabalhos desenvolvidos após sua saída do Galo.
“Não sei, creio que a experiência de traz coisas que te fazem melhorar. Eu creio que meus últimos passos em equipes com… Eu cheguei em equipes que estavam brigando na categoria, e isso é uma condição complicada. Mas, eu creio que sigo com o mesmo entusiasmo, com a mesma ideia e estilo. A experiência te traz a sabedoria de saber administrar os jogadores, pois o ser humano é diferente do que era em 2020. Então, gerir pessoas hoje não é a mesma coisa do que há cinco anos. Estar à altura dessa realidade é o desafio. Armar uma equipe de futebol com o individualismo que existe hoje na humanidade é ainda mais complicado. Mas são desafios que temos para avançar”.
Por fim, o treinador falou com carinho sobre sua passagem pelo Galo, em 2020, e destacou o merecimento daquele elenco em ser campeão Brasileiro. Naquela temporada, o Galo terminou há 3 pontos do título, atrás de Flamengo e Internacional.
“Basicamente, analisando o plantel, a característica e o perfil dos jogadores, isso se aproxima muito mais da minha maneira de sentir o futebol. Então, tenho um grande carinho pelo Santos, também boas lembranças aqui desse Clube. Em 2020, o time jogou como eu queria, alguns jogadores que estavam aqui comigo, e resultou decisiva a escolha de vir ao Atlético. Como já disse, os momentos difíceis podem mudar rapidamente ou não rapidamente. Mas o que vamos mudar é a forma, a ideia, para que o jogador tenha presente a história desse Clube, a forma de defender essa camisa, que é muito importante para nós. Bem, porque também o torcedor do Galo tem um sentimento muito similar ao meu. Então, esses fatores foram decisivos. Eu creio que o time de 2020 não conquistou o Brasileiro porque coincidiu justo com a pandemia, em quatro jogos que não pontuamos. Mas tivemos alguns inconvenientes, e acertos, em um jogo que era transversal. Tem a ver com a efetividade. Para mim, o jogador é mais importante que o treinador. A gente quase sempre dominávamos o jogo, mas nem sempre éramos contundentes. O futebol, às vezes, é muito complicado de analisar. O único esporte que o time que domina ainda pode perder. Podem ver o Man City e o Arsenal, que estão construídos com os melhores futebolistas, e podem perder para equipes inferiores. Trataremos de minimizar essa possibilidade. Ainda mais contra equipes que estão preparados para fazer o jogo de transição, que não querem a bola. Há muitas equipes que querem apenas jogar no seu erro. Trabalharemos que isso não se suceda”.
🐔–