Sampaoli vê evolução no Atlético, destaca organização tática e comemora vitória: “Precisávamos dela” | OneFootball

Sampaoli vê evolução no Atlético, destaca organização tática e comemora vitória: “Precisávamos dela” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·09 de outubro de 2025

Sampaoli vê evolução no Atlético, destaca organização tática e comemora vitória: “Precisávamos dela”

Imagem do artigo:Sampaoli vê evolução no Atlético, destaca organização tática e comemora vitória: “Precisávamos dela”

Em duelo atrasado e válido pela 14ª rodada do Brasileirão, o Atlético venceu o Sport em seus domínios, na Arena MRV, e se afastou de vez do z4, abrindo sete pontos de vantagem com um jogo a menos, em comparação aos times na briga pela permanência na elite nacional.

E a vitória foi marcada pelo fim de alguns jejuns pessoais de atletas do Galo. Ao final do jogo, o comandante Jorge Sampaoli falou sobre a vitória em casa e comentou sobre a tática para vencer o Sport, explicando mudanças na formação e algumas substituições ao longo do jogo.


Vídeos OneFootball


“Sabíamos que haveria espaço para marcar contra um time que vinha jogando muito bem. Era um adversário que jogava leve e sem tanta responsabilidade. Hoje, a equipe teve um rendimento organizado, efetivo, eu creio que, defensivamente, se comportou bem. Tivemos a desgraça da lesão do Lyanco. Que, para nós, é um pilar, fundamental. E entrou Ruan, que não havia jogado. Atuou bastante bem. Saravia voltou a atuar 90 minutos. Algumas coisas que são favoráveis e outras coisas que, seguramente, nos afetaram de cara para o futuro. Mas, bem, muito trabalho para corrigir. Foi uma vitória muito importante, que temos que valorizar bastante, porque realmente precisávamos dela. Basicamente, a gente pensou que a partida pedia esse tipo de jogo. Tivemos a possibilidade de encarar uma equipe que vinham de jogar muito bem contra o Cruzeiro, de visitante, que poderia ter ganhado. Uma equipe que joga bem e que não tinha a responsabilidade. Eu penso que o time (Galo) teve muitas situações, esteve bem mais organizado que o jogo anterior. É uma vitória que temos que dar muito valor, pois a necessitávamos”.

O treinador falou ainda sobre a retomada da confiança do elenco alvinegro e de alguns jogadores fundamentais, como Rony e Arana, que marcaram alguns dos gols que deram os três pontos ao Galo. Para Sampaoli, o Galo, hoje, atuou como o time de 2020, com bastante imposição tática e controle no meio campo.

“O mais importante, o que o time precisa é de retomar a confiança dos seus jogadores. Nós pensamos se não tivermos isso, tudo será muito complicado. Estamos sofrendo lesões muito graves, suspensões, e a cada jogo fica mais difícil armar o time titular. Precisamos que esses jogadores que estão na parte ofensiva do campo tenham contundência. E, hoje, a tiveram. Fizeram (time), na verdade, uma grande partida. Em 2020, usávamos o Arana com o Keno, hoje usamos o Dudu, que fez bons 60 minutos, não vinha jogando. Estava treinando muito forte para poder estar presente e esteve à altura. Creio que o plano da partida foi executado muito bem. O espaço livre estava pela direita, por isso a aparição do Saravia para compor o 3-2. Era mais um componente de ataque. E, bem, Arana jogando por dentro encontrou o gol que a gente acredita ser a posição que o deixa mais confortável para atacar. Eu creio que hoje eles fizeram uma partida correta no meio de campo. Eu creio que, tanto Fausto como Igor Gomes, no meio de campo, fizeram uma partida estável, controlaram no 3-2, na transição, contra uma equipe que joga bem, que tem um atacante que vem muito forte nas últimas partidas. Creio que eles estiveram… Na verdade, o meio de campo, junto com Bernard, o quadrado que fizeram com o Arana, foram bastante bem ofensivamente. Acho que falta melhorar um pouquinho no que diz respeito à pressão, e melhorar um pouquinho em ser uma equipe mais compacta. Necessitamos ser uma equipe compacta quanto estão em blocos baixos, mas não ser uma equipe compacta quando estiver em bloco alto. Então, temos que melhorar isso”.

Saiba mais sobre o veículo