Portal dos Dragões
·16 de novembro de 2025
Samu e o arranque do FC Porto: “Farioli incutiu-nos uma nova mentalidade”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 de novembro de 2025

Samu, avançado do FC Porto, fez um balanço do início da temporada dos dragões, que encabeçam a Liga com 31 pontos, três a mais que o Sporting e seis acima do Benfica.
«Há sempre pressão dos adeptos, mas também sou exigente comigo mesmo e quero sempre fazer melhor que na época anterior. Tem sido uma época muito emocionante, está a correr bem, em parte graças ao treinador [Farioli], que nos incutiu uma nova mentalidade», referiu, em entrevista à Europa Press, referindo igualmente o seu momento na seleção.
Samu acredita que pode ser convocado por Luis de la Fuente para o Mundial 2026 e aceita que não seja a primeira opção.
«Sei o que faço bem. Os números não enganam e, no final, não importa se sou primeira ou segunda opção. O que queres é jogar e ser importante. Ainda sou jovem e por esse motivo percebo. Também há muitos grandes avançados na seleção e grande competência», comentou, admitindo que no balneário a atenção está apenas no curto prazo.
«A nível pessoal, sim, vejo-me na lista do Mundial. Trabalho todos os dias por isso. É um objetivo que tracei há muito tempo, antes de ser profissional. Cada vez o vejo mais próximo, mas tenho de continuar a trabalhar e a fazer o melhor possível», disse, mostrando-se «agradecido» a Luis de la Fuente.
«Sei que há muita competência, mas tento sempre dar o melhor de mim ao grupo. Para mim, será sempre uma honra poder vir e acrescentar. Sei que se o mister me traz, é porque vê que estou a fazer as coisas bem no clube [FC Porto], ainda que estando na liga portuguesa», atirou.
O avançado adiantou ainda que o selecionador espanhol lhe pede para «não inventar» e limitar-se a replicar o que faz no FC Porto.
«Os bons têm de se adaptar a todos os contextos. Mas quando tenho mais espaço sinto-me mais confortável, porque posso tirar os meus pontos mais fortes. Estreia na seleção? Muito feliz e agradecido pela oportunidade que o mister, a equipa técnica e os meus companheiros me deram. Era um sonho que tinha desde pequeno e estou feliz, porque foi uma vitória. Foi um bom jogo, embora não tenha tido a sorte de marcar», afirmou.
Samu salientou que «aprende muito» com os colegas na seleção, elogiando a experiência de Álvaro Morata. Perante a possibilidade de a Espanha ser favorita no Mundial 2026, manteve-se cauteloso.
«São coisas da Imprensa e das pessoas. Mas penso que jogar agora mesmo com Espanha impõe respeito. Somos campeões da Europa e levamos muitos jogos sem perder», referiu, falando também da amizade que mantém com Lamine Yamal.
«Sabemos que é um jovem que está a passar por muita coisa ao mesmo tempo. As situações entre Barcelona e seleção não nos afetam. Estamos focados. Se lá estiver, melhor para nós, porque nos torna melhores», rematou.









































