MundoBola Flamengo
·24 de julho de 2025
Samuel Lino viveu temporada artilheira no Gil Vicente antes de ser comprado pelo Atlético de Madrid

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 de julho de 2025
Samuel Lino, que pode estar perto de reforçar o Flamengo, se destacou no Gil Vicente antes de jogar pelo Atlético de Madrid. Ele foi um dos melhores jogadores do clube português, onde ficou até o meio de 2022.
Na sua última temporada pelo clube, foram 14 gols em 38 jogos. O número é bom, com 34 jogos pela Liga portuguesa, onde somou 12 gols e cinco assistências.
Mas ele chegou ao clube em 2019, e a primeira temporada foi discreta, com apenas dois gols em 26 jogos. Os números melhoraram na temporada 2020/21, quando Samu Lino marcou 11 gols e deu uma assistência em 37 jogos.
Sua principal temporada pelo clube que o credenciou a ir ao Atlético de Madrid foi, de fato, a última. Ele foi vice-artilheiro do time naquele ano, atrás apenas de Fran Navarro, com 16 gols.
Ele também teve a segunda melhor média Sofascore da equipe, com 7,11. As cinco assistências também serviram para deixar Samuel Lino como o segundo maior garçom da equipe.
Tudo isso fez com que ele se tornasse o atleta com mais participações em gols da equipe naquele Campeonato Português, somando 17.
Apenas quatro clubes firam acima do Gil Vicente na melhor temporada de Samuel Lino pelo clube, em 2021/22.
O Porto terminou campeão, e o Sporting, foi vice. O Benfica ficou em terceiro lugar, enquanto o Braga foi o quarto colocado.
O Gil Vicente ficou a uma posição da classificação para a Europa League. Em quinto, com 51 pontos, o time se classificou para a Conference League.
Samuel Lino ajudou a equipe a fazer a boa temporada e conquistar a vaga, que só é dada ao quinto e ao sexto colocado do Campeonato Português. Para uma equipe como o Gil Vicente, foi um grande feito e uma campanha satisfatória.