Portal dos Dragões
·21 de maio de 2026
Sandra Madureira move ação contra o FC Porto e pede 30 mil euros

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 de maio de 2026

Sandra Madureira, mulher de Fernando Madureira, antigo líder dos Super Dragões condenado no âmbito da Operação Pretoriano, avançou com uma ação cível contra o FC Porto, exigindo o pagamento de 30 mil euros.
O processo deu entrada a 12 de maio e foi distribuído no dia seguinte, 13 de maio, por sorteio, ao Juízo Local Cível do Porto, Juiz 2. A ação segue a forma de processo comum e tem como réu o clube azul e branco.
Recorde-se que, em Assembleia Geral realizada a 22 de novembro de 2025, depois de os sócios terem chumbado o recurso apresentado por Sandra Madureira, foi confirmada a sanção proposta pelo Conselho Fiscal e Disciplinar do clube, que determinou a sua expulsão de sócia do FC Porto. A votação terminou com 908 votos a favor da manutenção da pena, 710 contra, 60 abstenções e três votos nulos ou brancos. Não são conhecidos, de forma oficial, os fundamentos concretos da ação apresentada por Sandra Madureira contra o clube portista, mas, na altura, admitiu recorrer aos tribunais para tentar inverter a decisão.
A ação surge num contexto particularmente sensível na relação entre o FC Porto e antigas figuras ligadas aos Super Dragões, depois dos desenvolvimentos judiciais da Operação Pretoriano, processo em que Fernando Madureira foi condenado.
O antigo líder dos Super Dragões foi inicialmente condenado a três anos e nove meses de prisão efetiva, pena que viria a ser reduzida pelo Tribunal da Relação do Porto para três anos e quatro meses. Na sequência dessa decisão, e por ter sido ultrapassado o prazo máximo de prisão preventiva aplicável ao caso, Fernando Madureira acabou por ser libertado.
A saída em liberdade, contudo, não significou o fim da condenação. A decisão ainda não tinha transitado em julgado e, caso venha a tornar-se definitiva, Madureira poderá ter de regressar à prisão para cumprir o restante da pena, descontado o período já cumprido em privação de liberdade.
Ao vivo







































