oGol.com.br
·08 de setembro de 2025
Santa Cruz arranca empate contra o América e garante acesso à Série C

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·08 de setembro de 2025
Depois de quatro anos no fundo do poço, incluindo uma temporada sem divisão, o Santa Cruz está de volta para a Série C do Brasileirão. Depois de vitória no Arruda, o Santinha arrancou empate contra o América de Natal, na Arena das Dunas, e garantiu o acesso. Os pernambucanos se garantem, também, na semifinal da Série D.
Pela vantagem construída na ida, a Cobra Coral adotou postura reativa durante boa parte do tempo. O Mecão tentou pressionar e foi sempre perigoso nas descidas de Ricardo Luz pela direita e quando Souza aparecia no corredor central.
O primeiro tempo, apesar de predomínio americano, foi muito nervoso, de poucas chances. A melhor delas esteve nos pés de Thiago Galhardo, que recebeu grande lançamento de Wagner Balotelli nas costas da defesa, dominou bem, mas parou em grande defesa de Renan Bragança no disparo.
Na volta do intervalo, os donos da casa não demoraram para sair na frente. Alexandre Aruá recebeu de Souza, ajeitou e bateu forte de fora da área. A bola foi no cantinho e morreu no fundo da rede. Festa da Arena das Dunas. A pressão foi toda para o outro lado.
O Santinha ameaçou o empate após cruzamento de Rodrigues para Pedro Favela. A cabeçada, no cantinho, encontrou um Renan Bragança sempre atento. Marcelo Cabo adiantou sua equipe, mas teve pouca resposta no campo.
Até que a bola pelo alto salvou já perto do fim. Já aos 36, Willian Júnior cruzou da canhota e Wagner Balotelli desviou de cabeça. A bola foi no cantinho, dessa vez sem chance para Renan Bragança. O final foi dramático.
Já nos acréscimos, Rokenedy salvou o Santa após chute de Hebert. Lucas Mendes tentou de fora, sem sucesso. Depois de prender a respiração, o torcedor do Santa respirou aliviado: o time está de volta para a Série C. Ainda longe de onde merece chegar. Mas pelo menos, agora, com um horizonte pela frente.
Na semifinal da Série D, o Santinha encara o Maranhão. Barra e Inter de Limeira, na outra semifinal, também estão garantidos na Série C.