
Gazeta Esportiva.com
·23 de outubro de 2025
Santos celebra aniversário de 85 anos de Pelé: “Maior atleta da história”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de outubro de 2025
O Santos usou as suas redes sociais para saudar Pelé. O ídolo do Peixe completaria 85 anos nesta quinta-feira.
A equipe paulista publicou um texto exaltando a história do Rei do Futebol, que morreu no dia 29 de dezembro de 2022, às 15h27 (de Brasília), em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon.
“O tempo passa, as gerações mudam, mas há algo que permanece inabalável: o legado do eterno e infinito Rei Pelé, o maior atleta da história. O maior jogador de todos os tempos. O homem que transformou o futebol. Há 85 anos, nascia em Três Corações (MG) Edson Arantes do Nascimento, filho de dona Celeste e Dondinho, que veio ao mundo para mudar o esporte para sempre”, escreveu o Alvinegro Praiano.
No Santos, Pelé formou times inesquecíveis ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe; venceu duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas. O Rei também quebrou a marca de 1000 gols pelo Peixe, marcando 1091 vezes em 1116 jogos.
Foram 18 anos no Alvinegro Praiano, entre 1956 e 1974.
“O Santos de Pelé encantou o planeta. Com um elenco estrelado, fez história e levou o futebol arte para todos os continentes. Foram vitórias marcantes e até guerras interrompidas para vê-lo jogar. Pelé fazia o futebol parecer simples. Chutava com os dois pés, driblava com naturalidade, cabeceava com perfeição. Unia força, técnica e inteligência como ninguém. Era o atleta completo, o exemplo máximo do que o esporte pode ser”, diz a nota santista.
Em sua carreira, foram 1283 gols marcados em 1366 partidas disputadas, tendo uma média de 0,94 tentos por jogo. Pelé foi reconhecido não apenas pelos gols ou títulos conquistados, mas pela maneira encantadora que se apresentava com a bola nos pés.
Após pendurar as chuteiras, o Rei recebeu inúmeras condecorações reconhecendo sua carreira e legado. Em 1981, o jornal francês L’Equipe elegeu o brasileiro como o atleta do século. Em 1998, a Fifa deu ao camisa 10 o título de melhor jogador do século 20.
“O reconhecimento veio de todos os lados. Foi eleito Atleta do Século pela revista L’Équipe e Melhor Jogador do Século pela FIFA. Nenhum outro jogador reuniu tantos feitos, títulos e admiração. Pelé é passado, presente, futuro. É eterno”, declarou o Peixe.
“PELÉ ETERNO! 👑⚪⚫
O tempo passa, as gerações mudam, mas há algo que permanece inabalável: o legado do eterno e infinito Rei Pelé, o maior atleta da história. O maior jogador de todos os tempos. O homem que transformou o futebol. Há 85 anos, nascia em Três Corações (MG) Edson Arantes do Nascimento, filho de dona Celeste e Dondinho, que veio ao mundo para mudar o esporte para sempre.
Desde cedo, o talento já era evidente. Aos seis anos, chamavam o menino de gênio. Aos 13, era o destaque do Baquinho, de Bauru. E aos 15, foi trazido por Waldemar de Brito para o Santos Futebol Clube, onde a história mais grandiosa do esporte começou a ser escrita. Foram 21 anos de carreira, sendo 18 dedicados ao Santos, o clube que o transformou em Rei do Futebol. Pelé marcou 1.091 gols com o #MantoSagrado, conquistou dois Mundiais, duas Libertadores, seis Campeonatos Brasileiros, dez Paulistas e inúmeros títulos internacionais. Pela Seleção Brasileira, venceu três Copas do Mundo e se tornou o único tricampeão mundial da história.
O Santos de Pelé encantou o planeta. Com um elenco estrelado, fez história e levou o futebol arte para todos os continentes. Foram vitórias marcantes e até guerras interrompidas para vê-lo jogar. Pelé fazia o futebol parecer simples. Chutava com os dois pés, driblava com naturalidade, cabeceava com perfeição. Unia força, técnica e inteligência como ninguém. Era o atleta completo, o exemplo máximo do que o esporte pode ser.
O reconhecimento veio de todos os lados. Foi eleito Atleta do Século pela revista L’Équipe e Melhor Jogador do Século pela FIFA. Nenhum outro jogador reuniu tantos feitos, títulos e admiração. Pelé é passado, presente, futuro. É eterno.
Hoje, o Santos FC celebra a vida do maior da história. Ter sido sua casa é um orgulho que nem todos podem ter, Rei.”