Santos em 2025: O que esperar do Alvinegro Praiano para este ano? Veja | OneFootball

Santos em 2025: O que esperar do Alvinegro Praiano para este ano? Veja | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·01 de janeiro de 2025

Santos em 2025: O que esperar do Alvinegro Praiano para este ano? Veja

Imagem do artigo:Santos em 2025: O que esperar do Alvinegro Praiano para este ano? Veja

Em 2024, o torcedor do Santos teve um ano para se esquecer ao passar pela sua primeira Série B da história, agora após conquistar o acesso de volta à elite do campeonato a temporada de 2025 inicia com resquícios das dificuldades enfrentadas pelo clube nos últimos anos.

O elenco do Alvinegro Praiano se reapresenta no CT Rei Pelé nesta sexta-feira (3), iniciando a preparação para o Paulistão, onde estreia no dia 16 de janeiro às 21h30 contra o Mirassol na Vila Viva Sorte. O Santos está no grupo B junto a RB Bragantino, Guarani e Portuguesa, a expectativa é de uma primeira fase tranquila para o Santos mesmo com a formação de elenco ocorrendo durante a competição e o mais provável é a equipe disputar pela primeira colocação do grupo com o time de Bragança Paulista. Caso o Santos avance às finais do Paulistão como foi na última edição, jogará 16 jogos entre a estreia e o jogo da volta da final previsto para o dia 26 de março, quarta-feira.


Vídeos OneFootball


O calendário brasileiro para a temporada de 2025 está diferente dos últimos anos por conta do Super Mundial de Clubes entre os dias 15 de junho e 13 de julho quando haverá uma pausa nas competições nacionais. Para o Santos o impacto será menor, depois de desistir do torneio de pré-temporada nos Estados Unidos o Paulistão será a única competição nos primeiros meses, após o término do estadual a equipe da Baixada terá apenas o Brasileirão e Copa do Brasil até o final do ano e pode tirar vantagem dos seus concorrentes com calendários mais estreitos.

Imagem do artigo:Santos em 2025: O que esperar do Alvinegro Praiano para este ano? Veja

Santos comemorando o título da Série B (Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.)

O início do Campeonato Brasileiro está previsto para acontecer no dia 29 de março, três dias após a final do estadual em São Paulo. O Santos ainda não tem adversário definido para a 1ª rodada da competição com previsão de término em 21 de dezembro, enquanto paralelamente a Copa do Brasil começa para o Alvinegro Praiano na terceira-fase em 30 de abril e assim como a rodada de abertura do Brasileirão o Santos aguarda a definição do seu adversário, a previsão de encerramento da competição de mata-mata é em 9 de novembro, o Santos é detentor de 1 Copa do Brasil e 8 Campeonatos Brasileiros, além de 22 estaduais.

Para as três competições do ano, o elenco santista conta com atualmente 47 atletas, segundo o Transfermarkt. As baixas devem acontecer já neste início de ano quando atletas chegam ao fim de seus contratos de empréstimo com o Alvinegro Praiano e retornam aos seus clubes, enquanto isso o Santos espera lucrar com alguns jogadores da lista de dispensa, especialmente Soteldo. O clube já praticamente acertou a venda de João Lucas com o Grêmio e Lucas Barbosa para o RB Bragantino, ambos atuaram pelo Juventude no ano de 2024 e pertenciam ao Santos, Otero também já se despediu do Santos e anunciou seu novo destino.

Para repor a saída de alguns atletas, a nova comissão técnica liderada por Pedro Caixinha e o novo CEO, Pedro Martins, vão ao mercado e os nomes especulados para integrarem o time em 2025 são: Danilo Barbosa, Galoppo, Lucas Evangelista, Lucas Halter, Thaciano e Tiquinho Soares.

Imagem do artigo:Santos em 2025: O que esperar do Alvinegro Praiano para este ano? Veja

Pedro Caixinha e zagueiro Jair no CT Rei Pelé (Fotos Bruno Vaz / Santos FC)

Após terminar a Série B com especulações bombásticas, o Santos recuou na possibilidade de viabilizar as contratações de Neymar e Gabigol, além de outras especulações como o lateral-direito da Juventus e o meia do Fluminense, Danilo e Ganso. Para a temporada de 2025, os alvos da equipe precisam se enquadrar nas condições financeiras do clube e a possibilidade de Danilo Barbosa, Lucas Halter e Tiquinho Soares integrarem o elenco só será possível através da troca com Jair, o jovem zagueiro santista preterido pelo Botafogo, a negociação ainda deve envolver 10 milhões de euros por parte do clube carioca.

Thaciano deve ser o primeiro reforço a ser oficializado pelo Peixe, a negociação junto ao Bahia pelo meia de 29 anos deve girar em torno de R$32 milhões. O valor da transferência gera controvérsias entre os torcedores e muitos acreditam numa supervalorização da quantia gasta pelo Santos para adquirir o meia.

Essa será a segunda passagem do atleta pelo Santos, onde atuou entre 2015 e 2016 integrando a equipe profissional e o sub-23. Na última temporada, Thaciano teve seu ano mais artilheiro e marcou 15 gols, sendo o principal goleador do Bahia no ano e contribuindo com 5 assistências.

Outros nomes como Galoppo e Lucas Evangelista estão em processo de negociação, o argentino pode chegar ao Santos por empréstimo enquanto Evangelista pode pintar na Vila se o RB Bragantino topar uma troca sem compensações financeiras pelo atacante Guilherme, o artilheiro do Peixe em 2024 interessa ao Massa Bruta.

Para 2025 o Santos ainda espera iniciar as obras de reforma da sua casa e para isso aguarda o Mercado Livre Arena Pacaembu estar em condições de receber os jogos do clube, isso deve acontecer apenas no final de janeiro. As obras no estádio localizado na capital paulista já sofreram diversas prorrogações de prazos desde o seu início em 2021, o presidente Marcelo Teixeira aguarda a finalização das obras para mandar os jogos da equipe masculina, feminina e de categorias de base no estádio.

Fato é, o Santos deve começar a temporada com um elenco modesto e ir se reforçando aos poucos para as competições, mas sem pretensões de ser um dos favoritos. A equipe mostrou a capacidade de disputar o Paulista na temporada passada e há no campeonato uma chance da equipe brigar por título, enquanto as competições de nível nacional para o Santos se apresentam mais distantes com times bem formados e já adaptados ao ritmo do futebol brasileiro o Peixe corre por fora na briga dos títulos de Copa do Brasil e Brasileirão.

Saiba mais sobre o veículo