Gazeta Esportiva.com
·12 de janeiro de 2026
Santos tem recurso negado no caso Basso e pode sofrer transfer ban

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de janeiro de 2026

O Santos corre risco de sofrer um transfer ban da Fifa. Nesta segunda-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) negou o recurso do Santos após ser condenado pela entidade a pagar 2,6 milhões de euros (R$ 16,3 milhões) ao Arouca, de Portugal, pela compra do zagueiro João Basso.
Desta forma, o Peixe terá que quitar essa dívida com o clube português em até 45 dias para não ser punido. Não cabe mais recurso. Além disso, conforme o regulamento da Fifa, terá que pagar mais 3 mil francos suíços (R$ 20 mil) aos advogados do Arouca pelas despesas da ação.
Caso não debite o valor no prazo estipulado, o Santos sofrerá um novo transfer ban da Fifa. Até lá, a diretoria alvinegra pode seguir negociando e registrar novos jogadores normalmente.
João Basso foi contratado pelo Santos em agosto de 2023, ainda na gestão de Andres Rueda, mas nunca conseguiu se firmar.
A informação foi inicialmente divulgada pelo Canal Alçapão e confirmada pela Gazeta Esportiva.
João Basso terminou a última temporada sem destaque e segue como reserva em 2026. Seu último jogo foi em julho, no empate com o Sport, e desde então não voltou a atuar.
Com a chegada de Juan Pablo Vojvoda e reforços para a defesa, como Adonis Frías e Alexis Duarte, o zagueiro perdeu espaço. Em 2025, Basso disputou 12 partidas, dez como titular, marcou um gol e recebeu três cartões amarelos.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram









































