
Gazeta Esportiva.com
·13 de junho de 2025
Santos vence Fortaleza com gol nos acréscimos e sai do Z4 do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13 de junho de 2025
Foi no sufoco, mas Rollheiser marcou nos acréscimos e o Santos deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, em confronto direto contra o Z4, o Peixe venceu o Fortaleza, por 3 a 2, na Arena Castelão, pela 12ª rodada do torneio nacional. Barreal e Guilherme anotaram os outros dois gols do time santista, enquanto Pikachu (2x) fez para o Leão do Pici.
Com o resultado, o Santos enfim saiu do Z4 do Brasileirão. O Alvinegro Praiano somou sua segunda vitória seguida como visitante, chegou aos 14 pontos e pulou para a 15ª colocação. Do outro lado, o Fortaleza amargou sua quarta derrota consecutiva no torneio e segue na zona da degola, caindo para a 18ª posição, com dez pontos.
Agora, o calendário do futebol brasileiro será paralisado para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Santos e Fortaleza só voltam aos gramados no mês de julho. Na próxima rodada da Série A, o Peixe encara o Palmeiras, enquanto o Fortaleza pega o Ceará. Datas e horários ainda serão definidos posteriormente pela CBF.
A primeira chegada mais perigosa foi do Fortaleza, aos cinco minutos do primeiro tempo. Pochettino cruzou rasteiro para dentro da área. Marinho recebeu e bateu para o gol, mas ela foi desviada na zaga do Santos e foi por cima do travessão.
Um minuto depois, Brazão salvou o Santos. Marinho alçou bola para dentro da área e Brítez ajeitou de cabeça para o meio. Gustavo Mancha finalizou forte, mas Brazão fez grande defesa e evitou o que seria o primeiro gol da partida.
Mas é como diz o ditado: quem não faz, leva. Guilherme recuperou no meio-campo e deixou com Rollheiser. O argentino tocou para Barreal, que devolveu. Da meia-lua, Rollheiser enfiou bola para o camisa 22, que se infiltrou dentro da área e, com um toquinho de bico, abriu o placar para o Santos no Castelão.
Com 28 minutos, o Fortaleza teve mais uma oportunidade de gol. Marinho carregou até a entrada da área e tocou para Pochettino, que fez a infiltração na área e bateu de primeira para mais uma defesa de Gabriel Brazão. Dez minutos depois, Deyverson aproveitou cruzamento e conseguiu boa finalização, acertando o travessão.
Aos 40 minutos, o Santos fez valer a eficácia novamente e aumentou a vantagem no marcador. Após cobrança de lateral para dentro da área, Tiquinho Soares fez o pivô e serviu Guilherme, que bateu colocado para marcar o segundo gol do Peixe.
Com 21 minutos do segundo tempo, Pochettino arriscou um chute forte da entrada da área e Brazão espalmou. João Basso jogou para escanteio. Em seguida, Zé Welison conseguiu uma finalização de dentro da área, e o goleiro santista defendeu mais uma vez.
Na sequência, aos 25 minutos, Paulo Cesar Zanovelli foi ao VAR e marcou pênalti para o Fortaleza após toque no braço de Zé Ivaldo dentro da área. Pikachu foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo de Brazão, que até pulou para o lado certo, mas não conseguiu defender.
E dois minutos depois, o Santos cometeu mais um pênalti. Escobar derrubou Pikachu e o árbitro apontou a marca da cal novamente. O atacante cobrou no mesmo canto. Brazão até chegou a tocar na bola, mas não pegou e o Fortaleza deixou tudo igual no Castelão.
Na reta final do jogo, Brazão ainda fez uma defesa importante e impediu a possível virada do Fortaleza. O Santos se lançou ao ataque nos acréscimos e Rollheiser conseguiu um belo gol. O argentino chutou de fora da área e a bola ainda bateu na trave antes de acabar no fundo das redes, dando a vitória ao Santos.
Data: 12 de junho de 2025, quinta-feira Horário: 19h30 (de Brasília) Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE) Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG) VAR: Rafael Traci (SC)
GOLS: Barreal, aos 15′ do 1ºT; Guilherme, aos 40 do 1ºT; Rollheiser, aos 46′ do 2ºT (Santos) / Yago Pikachu, aos 25′ e aos 28′ do 2ºT (Fortaleza) Cartões amarelos: Rollheiser e João Schmidt (Santos) / Marinho, Zé Welison, Bruno Pacheco e David Luiz (Fortaleza) Cartão vermelho: nenhum
FORTALEZA: João Ricardo, Brítez, David Luiz, Gustavo Mancha e Bruno Pacheco; Zé Welison, Martínez e Pochettino; Marinho, Breno Lopes (Lucca Prior) e Deyverson (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
SANTOS: Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza (Zé Ivaldo); Diego Pituca (Gabriel Bontempo), Zé Rafael (João Schmidt) e Rollheiser; Barreal (Deivid Washington), Guilherme e Tiquinho Soares (Thaciano). Técnico: Cléber Xavier