
Gazeta Esportiva.com
·16 de agosto de 2025
Santos x Vasco pelo Brasileirão: onde assistir ao vivo, estatísticas, histórico e escalações

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 de agosto de 2025
O Campeonato Brasileiro está de volta neste fim de semana. Santos e Vasco se enfrentam neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 20ª rodada da competição nacional.
O técnico Cleber Xavier ganhou uma semana de paz no comando do Santos. O Alvinegro Praiano vem de duas vitórias consecutivas e vive sua melhor fase sob o comando do treinador. No Brasileiro, subiu para a 14ª colocação e chegou aos 21 pontos, se afastando da zona de rebaixamento.
O Santos detém, ao todo, uma sequência de três jogos de invencibilidade. Primeiro, empatou em 2 a 2 com o Sport, mesmo jogando com um a menos. Depois, venceu o Juventude por 3 a 1 no Morumbis. Por fim, na última rodada, ganhou moral com uma vitória de virada sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, em pleno Mineirão.
O volante Willian Arão (edema na panturrilha direita) e o zagueiro João Basso (lesão muscular na coxa esquerda) ainda são dúvidas para o duelo. Ambos estão evoluindo no processo de transição física, mas ainda devem ficar fora do compromisso deste domingo. Já Luan Peres, por outro lado, possui mais chances de retornar.
Do outro lado, o Vasco vem de classificação às quartas de final da Copa do Brasil. O Cruzmaltino passou pelo CSA nas oitavas com vitória de 3 a 1 no placar agregado. Agora, terá pela frente o rival Botafogo.
Ao contrário do Santos, porém, o Vasco vive um péssimo momento no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Fernando Diniz abre a zona de rebaixamento e figura na 17ª posição, com 16 pontos. O time não vence há cinco rodadas no torneio nacional, com duas derrotas e três empates no recorte.
Fernando Diniz não terá à disposição o centroavante Vegetti, suspenso pelo terceiro amarelo, e o atacante Adson, que está no departamento médico. Gabriel é dúvida. Por outro lado, o Vasco contará com o retorno de Lucas Piton, que cumpriu suspensão na última rodada.
Santos e Vasco se enfrentaram 11 vezes no período dos últimos oito anos. O retrospecto mostra um leve favoristimo do Peixe, que soma seis vitórias contra três do Cruzmaltino. O confronto ainda tem três empates.
O último encontro entre as equipes terminou com vitória do Vasco, por 2 a 1, sobre o Santos. Em São Januário, o Peixe abriu o placar com Barreal, mas os donos da casa viraram com gols de Nuno Moreira e Vegetti.
Ao todo, segundo dados da plataforma Ogol, Santos e Vasco duelaram 106 vezes em jogos oficiais, com 38 vitórias do Alvinegro Praiano, 32 empates e 36 vitórias do Cruzmaltino.
O Santos iniciou o ano na disputa de três competições: Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão. No Estadual, caiu na semifinal para o Corinthians. Já na Copa do Brasil, foi eliminado ainda na terceira fase, nos pênaltis, pelo CRB. Agora, foca somente no torneio de pontos corridos.
A campanha do Peixe não é das melhores, mas a equipe tem mostrado evolução nas últimas rodadas. O time santista encerrou o primeiro turno fora da zona de rebaixamento. Até o momento, são seis vitórias, três empates e nove derrotas em 18 jogos – teve o clássico contra o Palmeiras adiado. Foram 20 gols marcados e 23 sofridos.
Ao todo, na atual temporada, o Santos disputou 34 jogos, com 12 vitórias, quatro empates e 14 derrotas. O aproveitamento do Alvinegro Praiano é de 43,13%.
O Vasco, por sua vez, começou a temporada em quatro frentes: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. No Estadual, foi eliminado na semifinal ao perder para o Flamengo. Já no torneio continental, foi goleado e caiu para o Independiente Del Valle nos playoffs das oitavas de final.
Por outro lado, a equipe ainda segue viva e está nas quartas de final Copa do Brasil, enquanto luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na competição de pontos corridos, são quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas em 17 rodadas, com 19 gols marcados e 24 sofridos.
Ao todo, na atual temporada, o Vasco entrou em campo 44 vezes e conquistou 13 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 40,9%.
SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão (Luan Peres), Gil e Souza; Tomás Rincón, Gabriel Bontempo e Neymar; Guilherme, Barreal e Tiquinho Soares (Rollheiser). Técnico: Cleber Xavier
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Mauricio Lemos, Lucas Freitas e Lucas Piton; Tchê Tchê e Hugo Moura; Nuno Moreira, Coutinho e Rayan; David. Técnico: Fernando Diniz
Após encarar o Vasco, o Santos tem outros dois compromissos pela frente no Campeonato Brasileiro. O Peixe encara o Bahia no próximo domingo (24), às 16h, na Arena Fonte Nova. Depois, o time santista recebe o Fluminense, no próximo dia 31 de agosto (domingo), também às 16h, na Vila Belmiro.
Depois de enfrentar o Santos, o Vasco volta a campo em dois jogos pelo Brasileirão. O Cruzmaltino visita o Juventude na próxima quarta-feira (20), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo atrasado da 14ª rodada. Em seguida, a equipe carioca recebe o Corinthians no domingo (24), às 16h, em São Januário, pela 21ª rodada.
Data: 17 de agosto de 2025, domingo Horário: 16h (de Brasília) Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP) Onde assistir: TV Globo (rede aberta) e Premiere (pay-per-view) Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)