AVANTE MEU TRICOLOR
·04 de outubro de 2025
São Paulo briga contra tabu e ‘visitante mais vitorioso do mundo’ em clássico com o Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·04 de outubro de 2025
O clássico entre São Paulo e Palmeiras na tarde deste domingo (5) envolve muitos fatos distintos para apimentar o duelo pelo Brasileirão, às 16h (de Brasília) no Morumbi. O Tricolor vive um incômodo jejum contra o rival, que ostenta hoje o posto de time com mais vitórias atuando fora de casa no mundo.
O tabu sem ganhar do São Paulo já perdura oito confrontos, com última vitória em julho de 2023, nas quartas de final da histórica Copa do Brasil, com triunfo por 2 a 1 fora de casa. Ainda naquele ano, o Palmeiras goleou por 5 a 0 no Brasileirão e não mais perder até então.
Nas últimas 20 vezes que se encontraram, cinco vitórias ao São Paulo, seis empates e nove triunfos palmeirenses.
Se o Tricolor tem o Morumbi como força, mas talvez nem tanta assim no Choque-Rei com a baixa procura de ingressos do público, o adversário da Pompeia aposta em sua grande fase como visitante, que o coloca como equipe mais vitoriosa do mundo atuando longe de seu estádio.
No Brasileirão, divide com o Flamengo a melhor campanha de visitante, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Ao todo nesta temporada, o Palmeiras soma 18 triunfos em 26 jogos, empatado apenas com o Paris Saint-Germain entre os mais vitoriosos fora de casa no planeta.
Ao longo da história, no entanto, a vantagem são-paulina em seu estádio é grande, com 72 vitórias em 164 jogos, contra somente 38 do rival, segundo número do Ogol. Este será o primeiro confronto entre as equipes no Morumbi em 2025.
Mesmo que ainda curta, o técnico Hernán Crespo já tem um histórico, e positivo, contra Abel Ferreira no clássico Choque-Rei. Em sua primeira passagem pelo Tricolor, o argentino enfrentou o português em seis oportunidades, com duas vitórias, três empates e apenas uma derrota, justamente no último embate entre ambos, na Libertadores 2021, que teve classificação rival sobre o São Paulo.
O único título de Crespo pelo Tricolor veio sobre Abel. Na final do Paulistão de 2021, o São Paulo empatou sem gols fora de casa para erguer a taça no Morumbi com vitória de 2 a 0.
Anos depois, o rival é o vice-líder do Brasileiro, com 52 pontos, enquanto o time do Morumbi é o 7º, com 38. Sem muito tempo de preparação no nacional após bater o Fortaleza no Ceará na última quinta-feira (2), o Tricolor fecha seus trabalhos no fim da tarde deste sábado (4), definindo os últimos ajustes para a partida.