MundoBola
·28 de janeiro de 2026
São Paulo contrata empresa para investigar irregularidades no clube

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·28 de janeiro de 2026

O São Paulo informou, nesta quarta-feira (28), a contratação de uma empresa especializada para conduzir uma investigação interna sobre denúncias de quebra de integridade envolvendo o clube.
O processo está ligado aos fatos que culminaram no impeachment e posterior renúncia de Julio Casares, além do afastamento de outros dirigentes.
A apuração tem como objetivo esclarecer os acontecimentos e sugerir diretrizes para o aprimoramento dos controles internos e das práticas de governança do Tricolor. Os trabalhos serão conduzidos pela FTI Consulting, em parceria com o escritório de advocacia Machado Meyer.
Desde o fim do ano passado, o São Paulo passou a conviver com uma série de denúncias. A crise teve início após a venda irregular de um camarote da presidência, o que desencadeou novas apurações sobre possíveis irregularidades e desvio de recursos do caixa.
As acusações resultaram no impeachment e, posteriormente, na renúncia de Julio Casares do cargo de presidente. Com a saída, Harry Massis, então vice-presidente, foi empossado e permanecerá no comando do clube até o fim do ano, quando estão previstas novas eleições.
No início do mês, Julio Casares foi afastado preventivamente da presidência após votação no Conselho Deliberativo. Ao todo, 188 conselheiros votaram a favor do impeachment, contra 45 votos contrários e dois em branco. Dias depois, o dirigente apresentou sua renúncia.
O pedido de impeachment foi protocolado por um grupo de conselheiros e teve como principal base a exploração clandestina de um camarote no Morumbis.
Em áudio obtido pelo "ge", os diretores Mara Casares e Douglas Schwartzmann admitem participação em um esquema de uso irregular de um camarote durante o show da Shakira, realizado em fevereiro deste ano. O então dirigente ligado às categorias de base também reconhece ter recebido dinheiro.
O Ministério Público conduz dois inquéritos sobre o caso, um na esfera civil e outro criminal. A investigação criminal está sob responsabilidade da Polícia Civil, que apura possíveis desvios de recursos do São Paulo.
Entre os pontos analisados está o recebimento de R$ 1,5 milhão em depósitos em dinheiro nas contas de Julio Casares. Outro inquérito investiga 35 saques realizados nas contas do clube entre 2021 e 2025, que somam R$ 11 milhões.








































