São Paulo derruba o Flamengo e começa o Brasileirão em alta | OneFootball

São Paulo derruba o Flamengo e começa o Brasileirão em alta | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·29 de janeiro de 2026

São Paulo derruba o Flamengo e começa o Brasileirão em alta

Imagem do artigo:São Paulo derruba o Flamengo e começa o Brasileirão em alta

O São Paulo lavou a alma de sua torcida nesta quarta-feira, 28/1, em duelo pela primeira rodada da Série A do Brasileirão. No Morumbi, o time, que vive um momento péssimo no Campeonato Paulista — quase na zona de rebaixamento — e atravessa uma de suas maiores crises políticas, recebeu o Flamengo. Com a torcida ressabiada, e até sob vaias, o Tricolor foi dominado no início e, no segundo tempo, viu o atual campeão brasileiro e da Libertadores sair na frente com Plata. No entanto, conseguiu o empate com Luciano. Isso, por sua vez, incendiou a arquibancada e empurrou o time em campo. Na vibração, o São Paulo aproveitou um erro de Pulgar para virar o jogo com Danielzinho. Assim, contra todos os prognósticos, o São Paulo derrubou o poderoso Flamengo por 2 a 1.

O jogo terminou com muita reclamação do Flamengo, que pediu pênalti no último lance da partida, em um contato de Alan Franco com Arrascaeta. O lance foi polêmico, mas o árbitro e o VAR consideraram a jogada normal.  Ojogo terminou em seguida. De tanto reclamar, Jorginho acabou expulso.


Vídeos OneFootball


Para o Flamengo, o resultado confirma o momento irregular da equipe. Após apostar em garotos no início do Campeonato Carioca e, em seguida, vencer o Vasco e perder para o Fluminense com a equipe principal, o Rubro-Negro se encontra na zona de rebaixamento do Estadual, com risco real de disputar o quadrangular contra a queda. Além disso, o time precisará virar a chave rapidamente, pois no domingo enfrenta o Corinthians na disputa do título da Supercopa. Ainda assim, o supercampeão de 2025 está longe de repetir o futebol apresentado na temporada passada.

Já o Tricolor respira aliviado. Dessa forma, o ano pode, enfim, ter começado na noite desta quarta-feira, 28/1.

Primeiro tempo em branco

Com três zagueiros, laterais que pouco avançavam e um volante mais preso, o São Paulo entrou em campo com um esquema bastante defensivo, o que acabou dando espaços para o Flamengo, que, assim, dominou quase todas as ações ofensivas. O Rubro-Negro finalizou bem mais, oito vezes, e teve 68% de posse de bola na etapa. Ainda assim, criou poucos lances de perigo efetivo. Carrascal teve as duas melhores chances: um chute no início, defendido por Rafael, e outra bola recebida livre, mas finalizada para fora. Além disso, Cebolinha também arriscou um bom chute.

O São Paulo, por sua vez, mesmo atacando pouco e com apenas três finalizações, criou uma grande oportunidade. Em uma das raras investidas, Luciano concluiu deslocando Rossi, e a bola tirou tinta da trave direita do goleiro do Flamengo. No mais, houve poucas possibilidades ofensivas, enquanto o time carioca apostava em chutes de fora da área, principalmente com Everton Araújo, porém sem qualquer pontaria.

Dessa forma, o primeiro tempo foi decepcionante, marcado pelo “arame liso” do ataque rubro-negro e pelo estilo excessivamente cauteloso dos paulistas. Assim, o placar terminou em um insosso 0 a 0.

Imagem do artigo:São Paulo derruba o Flamengo e começa o Brasileirão em alta

Boa disputa aérea entre Calleri e Leo Pereira, neste São Paulo x Flamengo, pela Rodada 1 do Brasileirão – Foto: Adriano Fontes / Flamengo

Jogo pega fogo no segundo tempo e São Paulo vence

No segundo tempo, o Flamengo conseguiu sair na frente em um lance de quase linha de passe. Após uma longa troca de passes, Alex Sandro cruzou, e Pedro deu um toque de peito que matou a marcação, encobrindo Arboleda. Na sequência, cara a cara com o goleiro, Plata ajeitou e bateu, tirando Rafael da jogada. Foi um belo gol.

A partir daí, o Flamengo passou a jogar melhor. No entanto, aos 15 minutos, o São Paulo conseguiu o empate, quando o cruzamento de Enzo Díaz encontrou Luciano entre Léo Pereira e Alex Sandro, e o atacante finalizou sem chance para Rossi. Foi seu oitavo gol em cima do Mengo.

O tento incendiou a torcida, que deixou de lado vaias e a crise política do clube, cantou a plenos pulmões e levou o time à vitória aos 25 minutos. Após boa jogada pela direita, Pulgar foi cortar um cruzamento, mas deu nos pés de Danielzinho, que marcou o seu primeiro gol com a camisa são-paulina. O São Paulo teve chances de ampliar, mas a última chance, já nos acréscimos, foi do Flamngo. Uma cabelade de Plata que Rafaelconseguiu fazer grand edefesa parcual.Na sobra, Alan Franco consegiiu bloquear o chute de Arrascaeta, quase na linha. Este lance gerou reclamação do Flamengo, que pedia pênalti de Alan Franco em Arrasca.  O jogo acabou em seguida. De tanto reclamar, Jorginho foi expulso após o apito final.

SÃO PAULO 2×1 FLAMENGO

Série A do Brasileiro – 1ª rodada Data: 28/1/2026 Local: Morumbis, São Paulo (SP) Gols:  Plata, 8’/1ºT (0-1); Luciano, 15’/2ºT (1-1); Danielzinho, 25’/2ºT (2-1) SÃO PAULO: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maik (Cedric, 34’/2ºT), Marcos Antonio, Bobadilla, Danielzinho(Pablo Maia, 40’/2ºT)  e Enzo Díaz; Luciano (Lucas Moura, 40’/2ºT) e  Calleri (Tapia, 45’/2ºT). Técnico: Hernán Crespo. FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Evertton Araújo (Jorginho, 10’/2ºT), Carrascal (Bruno Henrique, 17’/2ºT) e Plata; Pedro (Arrascaeta, 10’/2ºT) e Cebolinha (Samuel Lino, 17’/2ºT). Técnico: Filipe Luís. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) Cartões amarelos: Não teve Cartões Vermelhos:  Jorginho (FLA, após o fim do jogo)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo