São Paulo estuda liberar torcedores para ver jogo ‘de cima do palco’ no MorumBIS | OneFootball

São Paulo estuda liberar torcedores para ver jogo ‘de cima do palco’ no MorumBIS | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·27 de novembro de 2025

São Paulo estuda liberar torcedores para ver jogo ‘de cima do palco’ no MorumBIS

Imagem do artigo:São Paulo estuda liberar torcedores para ver jogo ‘de cima do palco’ no MorumBIS

Nas últimas semanas o São Paulo teve de lidar com uma sequência de shows no MorumBIS. Apesar de uma importante fonte de renda que tem ajudado um pouco o time em crise, esportivamente falando, não tem sido o melhor dos mundos. Com isso, o Tricolor pensou num plano para jogar partidas em sua casa com palco montado.

Com shows no MorumBIS, o São Paulo tem mandado seus jogos na Vila Belmiro. Apesar do aproveitamento não ser dos mais negativos, o Tricolor sabe bem da importância de sua casa. Isso tem gerou um grande debate na torcida, que em sua maioria foi extremamente crítica a decisão de ceder o estádio bem na reta final da temporada, com o time, no momento, brigando por uma vaga na próxima Libertadores.


Vídeos OneFootball


O plano do São Paulo para jogos com o palco montado

A ideia que o São Paulo planeja colocar em prática se baseia no seguinte: com os shows no MorumBIS, o Tricolor manteria o palco montado, porém, parte das arquibancadas, ficariam fechadas. Assim, estudam a possibilidade de criar na própria estrutura, uma área com alguns lugares, que podem variar de 200 a 500 de capacidade e tamanho do show. Com isso em mente, o clube iria oferecer uma estrutura inédita no Brasil para torcedores assistirem ao jogo literalmente em cima do palco.

Por que a arquibancada pode ser fechada

Como dito anteriormente, assim como a depender do tamanho do palco, a estrutura pode ser maior, a grandiosidade também afeta as arquibancadas atrás. Dessa maneira, é necessário fechá-las, assim como já ficam naturalmente durante os espetáculos.

Esse plano, então, implicaria no fechamento de todo o setor sul. Ou seja, desde as arquibancadas até as cadeiras, superiores e inferiores. Isso tudo iria contribuir para que o São Paulo se alinhasse ao calendário de shows, sem comprometer datas do futebol.

Inclusive, já existe uma preocupação para 2026. Isso porque, o MorumBIS irá receber três shows da banda AC/DC, nos dias 24 e 28 de fevereiro e 4 de março. Nesse período, o Tricolor pode precisar de sua casa para jogos de volta da segunda fase e da partida de ida da terceira fase, da Libertadores, caso se classifique. Além disso, pode abranger o período da final do Paulistão, se o time estiver lá.

Como funcionaria a nova experiência para o torcedor no MorumBIS

A implementação dessa nova "arquibancada" poderia ser um passo para um projeto importante do São Paulo no MorumBIS. Parte do que o clube deseja na futura reforma de seu estádio, o Tricolor enfim pode ter a proximidade do torcedor do campo.

Até 2030, ano do centenário do clube, o São Paulo planeja uma grande reforma no MorumBIS. Essa reforma passa pela possível construção de mais um anel de arquibancadas. Essas, mais próximas do campo, numa ideia precisa com o Novo Monumental, estádio do River Plate.

Ainda que em fase inicial, o São Paulo poderia usar como teste essa premissa para driblar o calendário de shows e ainda lucrar vendendo como um espaço especial.

Dentro de São Paulo, o time tem o exemplo do rival Palmeiras. Segunda "casa de shows" do estado, o Allianz Parque funciona para jogos mesmo com estruturas montadas. No entanto, o time alviverde costuma fechar todo o setor consumido pelo palco e já chegou a colocar um telão, para a torcida atrás do local, ver o jogo.

Riscos para o São Paulo

Enquanto os benefícios são claros, juntando inovação, planejamento, finanças e desempenho esportivo, isso pode ter alguns riscos. Todo esse acordo passaria pela 'LiveNation', empresa que gere e organiza os shows. Sendo assim, o Tricolor teria de ter cautela nas tratativas, visando o melhor contrato possível.

Além disso, existe toda a logistica. Em 2026, o calendário do futebol brasileiro estará mais apertado que nunca, com competições começando bem mais cedo que o normal. Assim, já com shows planejados para o primeiro semestre, ideias e obras deveriam sair do papel já neste fim de ano.

O que falta para projeto no MorumBIS sair do papel?

Atualmente, todo esse plano não passa de uma ideia inicial. Ou seja, até o momento, o São Paulo não iniciou nenhuma tratativa real ou movimentação para implementar essa novidade. Isso tudo deve ser discutido ao fim da temporada.

Nos últimos anos o Morumbi tem passado por um processo de modernização e enquadramento nas tendências do futebol moderno. O clube visa usar sua casa como estrutura de entretenimento e futebol, até para levantar verba diante uma grave crise financeira. Assim, pode transformar algo que foi um problema nesta reta final de temporada, numa experiência inédita do país.

Saiba mais sobre o veículo