Gazeta Esportiva.com
·19 de novembro de 2025
São Paulo faz acordo com STJD e paga multa por cantos homofóbicos em Majestoso

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 de novembro de 2025

O São Paulo formalizou, nesta quarta-feira, um acordo com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para o pagamento de uma multa de R$ 100 mil relativa à denúncia de cantos homofóbicos feitos por parte da torcida no clássico contra o Corinthians, disputado em julho, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O anúncio do acordo foi feito pelo próprio clube. O São Paulo ainda realizou uma publicação nas redes sociais, cujo objetivo é conscientizar a torcida sobre os cânticos discriminatórios.
Devido aos cantos homofóbicos, o São Paulo havia sido enquadrado nos artigos 243-G do CBJD (praticar ato discriminatório relacionado a preconceito) e 135 do RGC (infração de cunho discriminatório praticada por torcedores em competições organizadas pela CBF).
Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por São Paulo Futebol Clube (@saopaulofc)
A súmula publicada pelo árbitro Anderson Daronco não apresentou nenhuma denúncia de cânticos discriminatórios. O Corinthians, porém, foi ao STJD e registrou uma notícia de infração para denunciar “manifestações homofóbicas vindas da torcida mandante”.
De acordo com o próprio Tribunal, alguns vídeos divulgados nas redes sociais de torcedores do próprio São Paulo também mostraram “cantos com conteúdo ofensivo e discriminatório”.
Em comunicado, o São Paulo ainda reforçou que tais manifestações discriminatórias não refletem os valores do clube e fez um alerta à torcida, lembrando que episódios como este podem “gerar punições desportivas mais severas, incluindo perda de mando de campo e outras sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva”.
“O São Paulo Futebol Clube informa que formalizou, junto à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), transação disciplinar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), em razão de supostos cânticos de teor homofóbico entoados por parte da torcida durante a partida contra o Corinthians, no MorumBIS.
O Clube reitera seu compromisso com o respeito, a diversidade e a inclusão no esporte, reforçando que manifestações discriminatórias de qualquer natureza não representam os valores da instituição nem de sua imensa torcida.
O São Paulo FC alerta, ainda, que episódios dessa natureza podem gerar punições desportivas mais severas, incluindo perda de mando de campo e outras sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O futebol deve ser um ambiente plural, acolhedor e sensível às causas sociais, onde todas as pessoas possam celebrar o esporte com paixão e respeito mútuo. O Clube seguirá promovendo ações educativas e de conscientização para que o estádio continue sendo um espaço de convivência positiva e livre de qualquer forma de preconceito“.









































