AVANTE MEU TRICOLOR
·11 de abril de 2025
São Paulo fez história... no Peru: tropeço no Morumbi fez Alianza (e o país vizinho) quebrarem marcas históricas na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·11 de abril de 2025
Festa inca no Morumbi: empate entrou para os registros históricos (Alexandre Schneider/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O empate em 2 a 2 do São Paulo com o Alianza Lima em pleno Morumbi pode ter deixado um gosto amargo nas bocas da torcida tricolor. Mas pelo lado peruano a comemoração é grande. E até certo ponto justa.
O resultado é histórico não só para o Alianza, mas a todo o futebol peruano.
O Alianza tinha perdido todos os 19 jogos anteriores disputados no Brasil pelo principal torneio do continente, encerrando uma sequência de derrotas que vinha desde 1963.
E a coisa não para por aí. Nenhum time peruano já tinha conseguido empatar um jogo de Libertadores contra algum adversário brasileiro depois de chegar a ficar com dois gols de desvantagem.
Além disso, apenas por quatro vezes anteriores equipes daquele país tinham sequer conseguido marcar dois gols jogando no Brasil pela Libertadores, sendo que três delas foram derrotadas por 3 a 2 mesmo assim, incluindo o próprio Alianza, contra o Vasco em 2012 e o Fluminense no ano passado — a outra foi o Sporting Cristal contra o Criciúma em 1992, com o Universitario fechando a lista graças a uma vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras na edição de 1979.
A última vez que o São Paulo abriu 2 a 0 e sofreu o empate foi em 20 de maio de 2023, quando o Vasco chegou ao 2 a 2 em pleno Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Mas, naquela ocasião, o Tricolor ainda achou forças para vencer a partida, com gols de Lucas Beraldo e Juan.
Já a última vez que não foi possível sair com a vitória foi em 18 de agosto de 2022, contra o América-MG, no Independência, pela Copa do Brasil, partida que terminou com 2 a 2 no placar, mas também a classificação são-paulina, graças à vitória por 1 a 0 na ida, em casa.
A última vez que isso aconteceu no Morumbi foi em 25 de agosto de 2021, também pela Copa do Brasil contra o Fortaleza: outro 2 a 2, mas este sem final feliz, pois o São Paulo acabaria derrotado por 3 a 1 no Castelão, sendo eliminado.
Pela Copa Libertadores, a ocorrência é muito mais rara. Isso não acontecia desde 30 de janeiro de 2013, no Hernando Siles, quando o Tricolor abriu 3 a 0 sobre o Bolívar, pela fase preliminar, mas acabou sofrendo a virada, auxiliada pela altitude de La Paz.
A única outra ocorrência havia sido justamente na primeira vez que o time entrou em campo pelo torneio, no longínquo 30 de janeiro de 1972: no Mineirão, contra o Atlético-MG, Terto e Toninho Guerreiro fizeram 2 a 0 nos primeiros 59 minutos, mas os mineiros chegaram ao empate aos 38 minutos da etapa final.
No Morumbi, porém, isso nunca tinha ocorrido. E o mais surpreendente é que a primeira equipe a conseguir tal feito tenha sido o Alianza Lima, que até esta quinta-feira (10) tinha perdido todos os sete jogos contra o São Paulo na história, sendo quatro deles pela própria Libertadores.