Blog do São Paulo
·17 de novembro de 2025
São Paulo investe para corrigir problemas surreais de lesões

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·17 de novembro de 2025

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

São Paulo inicia reestruturação do Departamento Médico após caos em 2025
São Paulo investe para corrigir problemas surreais de lesões
Conforme atencipado na última semana pelo Blog do São Paulo com exclusividade e hoje replicado, uma semana depois pelo Ge, o São Paulo FC promete inaugurar um Ambulatório de Medicina Regenerativa e Reparativa no CT da Barra Funda, com previsão de funcionamento até 15 de janeiro de 2026. O projeto, que tem custo zero para o clube, é fruto de uma parceria com a Unifesp e quatro empresas do setor, e investirá até R$ 21 milhões em três anos para inovar na prevenção, recuperação e performance dos atletas profissionais, de base e do time feminino.
O ambulatório será liderado pelo médico ortopedista e traumatologista Lucas Leite Ribeiro e focará na redução de lesões por desgaste e uso excessivo (overuse), que são predominantes no futebol brasileiro devido à alta quantidade de jogos e variadas condições de gramado, especialmente em campos sintéticos. Além disso, o projeto visa acelerar o retorno dos jogadores ao campo e minimizar o risco de re-lesão, articulando ações entre equipe médica, preparadores físicos e comissão técnica.
Em 2025, o clube enfrentou um cenário crítico com 70% do elenco passando pelo departamento médico. Atualmente, há vários jogadores lesionados, incluindo Marcos Antônio, Rodriguinho, Wendell, Calleri, Ryan Francisco, André Silva e outros. O atleta Oscar está afastado para tratamento de problema cardiológico, após internação.
Essa iniciativa representa um esforço significativo do São Paulo para retomar a referência no cuidado médico esportivo e mitigar os impactos negativos das lesões frequentes no plantel durante as competições.









































