Gazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025
São Paulo oscila e fecha temporada com aproveitamento regular como mandante

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025

A temporada como mandante do São Paulo acabou nesta quarta-feira. O Tricolor venceu o Internacional por 3 a 0, graças aos gols de Sabino, Maik e Luciano, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Com o triunfo, o time de Hernán Crespo encerrou o ano de 2025 como 60,6% de aproveitamento quando mandou os duelos.
Atuando como mandante no Morumbis, Vila Belmiro e Mané Garrincha, o time paulista disputou 33 duelos. No período, somou 17 vitórias, nove empates e sete derrotas – foram 50 gols marcados e 32 sofridos.
No Campeonato Brasileiro, o time defende, atualmente, a oitava melhor campanha como mandante, com 59% de aproveitamento. Na principal competição do país, o São Paulo acumulou 34 pontos dos 57 possíveis e conviveu com oscilações durante o torneio.
O Tricolor Paulista conviveu com bons momentos, como por exemplo, a sequência de vitórias entre os meses de julho e setembro, quando venceu Corinthians (2 a 0), Fluminense (3 a 1), Vitória (2 a 0), Atlético-MG (2 a 0) e Botafogo (1 a 0).
Os pontos negativos vieram em junho e voltaram a aparecer no fim de setembro: derrotas para Mirassol, Vasco, Ceará e, sobretudo diante do Palmeiras, expuseram certo desequilíbrio defensivo e momentos de desconcentração que custaram pontos importantes. No Choque-Rei, no revés mais traumático da equipe dentro do Morumbis, a equipe até mostrou força ao abrir 2 a 0, mas acabou sofrendo a virada e saiu derrotada por 3 a 2, em um duelo marcado por polêmicas . Ainda assim, o São Paulo conseguiu se recompor no mês seguinte, vencendo Bahia e Juventude, além de arrancar um empate valioso diante do Flamengo.
Nos últimos cinco jogos, o clube bateu o Bahia por 2 a 0 e empatou com o Flamengo, porém tropeçou diante do Red Bull Bragantino, em derrota por 1 a 0 que freou o embalo. A resposta veio rapidamente: vitória por 2 a 1 sobre o Juventude e uma atuação dominante contra o Internacional, fechando a série com um convincente 3 a 0. A partir do duelo diante do Massa Bruta, o São Paulo mandou seus duelos na Vila Belmiro.
Na Libertadores, em cinco jogos, foi apenas uma vitória em casa, além de três empates e uma derrota. Já no Paulistão, o Tricolor, em sete duelos, foram quatro triunfos, duas igualdades (uma diante da Inter de Limeira no Mané Garrincha) e um revés.
O São Paulo encerra a temporada no próximo domingo, quando visita o Vitória, às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, em mais um jogo enfrentando um adversário na luta contra o rebaixamento. O clube paulista é o oitavo colocado, com 51 pontos.









































