São Paulo perde do Vitória, mas encerra Brasileiro em 8º e sonha com Pré-Libertadores | OneFootball

São Paulo perde do Vitória, mas encerra Brasileiro em 8º e sonha com Pré-Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·07 de dezembro de 2025

São Paulo perde do Vitória, mas encerra Brasileiro em 8º e sonha com Pré-Libertadores

Imagem do artigo:São Paulo perde do Vitória, mas encerra Brasileiro em 8º e sonha com Pré-Libertadores

O São Paulo foi derrotado pelo Vitória por 1 a 0 neste domingo, no Barradão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, graças ao gol de Baralhas. Com o resultado, o time baiano se salvou do rebaixamento, enquanto o Tricolor encerrou o torneio na oitava posição e segue sonhando com a vaga na Pré-Libertadores.

Para participar do torneio continental em 2026, o São Paulo precisará torcer pelo título do Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil. Desta forma, uma vaga extra para a Libertadores seria aberta via Campeonato Brasileiro para o oitavo colocado da competição por pontos corridos.


Vídeos OneFootball


Passada a partida, o elenco do São Paulo está oficialmente de férias e se reapresentará no dia 2 de janeiro para dar início à pré-temporada, que acontecerá no CFA Laudo Natel, em Cotia, no complexo das categorias de base do clube.

A estreia oficial do Tricolor na temporada ainda não tem data definida, mas acontecerá no fim de semana dos dias 10 e 11 de janeiro, contra o Mirassol, fora de casa, pelo Campeonato Paulista.

Resumo do jogo

VITÓRIA x SÃO PAULO

 Competição: Campeonato Brasileiro (38ª rodada)  Local: Barradão, em Salvador (BA)  Data: 7 de dezembro de 2025, domingo  Horário: 16h (de Brasília)

 Cartões Amarelos: Camutanga, Baralhas, Willian Oliveira, Ronald Lopes, Matheuzinho (Vitória); Ferreirinha (São Paulo)  Cartões vermelhos:

Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO) VAR: Rafael Traci (SC)

Gols:

Vitória ⚽ Baralhas, aos 22 do 2ºT

Vitória

Thiago Couto; Cáceres (Fabri), Camutanga (Dudu), Neris e Zé Marcos; Ramon, Baralhas (Ronald Lopes) e Willian Oliveira; Erick, Aitor (Matheuzinho) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.

São Paulo

Rafael; Tolói, Arboleda e Sabino; Cédric Soares (Paulinho), Luiz Gustavo (Pedro Ferreira), Alisson (Pablo Maia), Marcos Antônio e Ferreirinha (Lucca); Luciano (Rigoni) e Tapia. Técnico: Hernán Crespo.

O jogo

Rafael salva São Paulo no 1ºT

O primeiro tempo foi marcado por um amplo domínio do Vitória na partida. Precisando do triunfo para tentar escapar do rebaixamento, o time baiano tratou de ir para cima do São Paulo com tudo  e só não foi para o intervalo à frente no placar porque o goleiro Rafael estava em um dia inspirado.

A primeira grande intervenção de Rafael aconteceu aos 18 minutos. Willian Oliveira ajeitou, Renato Kayzer ficou com a sobra dentro da área e, cara a cara com o goleiro são-paulino, bateu de primeira, mas viu o adversário fazer a defesa.

Depois, aos 23, foi a vez de Erick receber com liberdade na entrada da área e bater colocado, buscando o ângulo, exigindo uma defesaça de Rafael.

A pressão do Vitória não cessou. Aos 32 minutos, Ferreirinha se enrolou no campo de defesa e ao dar o chutão entregou a bola para Willian Oliveira, que matou no peito e bateu forte, no cantinho, obrigando Rafael a fazer mais uma boa intervenção.

A única grande chance do São Paulo aconteceu já nos acréscimos, aos 47 minutos, quando Tapia recebeu passe em profundidade de Marcos Antônio, nas costas da marcação, invadiu a área e bateu na saída de Thiago Couto, que fez a defesa.

Vitória, enfim, abre o placar e garante permanência na Série A

O Vitória seguiu na busca incessante do gol. Aos 11 minutos, quase os donos da casa abriram o placar com Erick, que se desvencilhou de marcação de Luiz Gustavo, , invadiu a área e bateu no cantinho, mandando rente à trave de Rafael e assustando a defesa são-paulina.

O São Paulo responde aos 20 minutos. Lucca recebeu com liberdade pelo lado esquerdo e ajeitou para Pablo Maia chegar batendo de primeira, mandando no cantinho, tirando tinta da trave do goleiro Thiago Couto.

Dois minutos depois, entretanto, o Vitória, enfim, foi premiado com o gol. Fabri fez o pivô dentro da área e rolou para Baralhas ficar cara a cara com Rafael e bater no cantinho, sem qualquer chance de defesa, garantindo o triunfo e a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro.

Saiba mais sobre o veículo