Gazeta Esportiva.com
·31 de janeiro de 2026
São Paulo planeja integração gradativa de técnico do sub-20 ao profissional

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·31 de janeiro de 2026

O São Paulo tem a intenção de integrar o técnico Allan Barcellos, multicampeão pelo sub-20 tricolor, à comissão técnica da equipe profissional. Quem revelou tal planejamento foi o presidente Harry Massis após o vice da equipe na Copinha, contra o Cruzeiro, no último fim de semana.
Vice-campeão da Copinha com o São Paulo, Allan Barcellos deve iniciar o processo transição para o profissional ainda nesta temporada, enquanto divide as atenções com o comando do sub-20. Ou seja, ele será mantido na base, mas também terá a experiência do time principal como membro fixo da comissão técnica.
Allan Barcellos renovou contrato recentemente com o São Paulo, que valorizou o treinador e estendeu o vínculo até o final de 2027.

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)
A intenção da nova diretoria, chefiada por Harry Massis, é que a transição do técnico ao profissional aconteça de maneira gradativa, sem pular etapas. O plano é evitar que Barcellos seja ‘jogado aos leões’ em uma eventual necessidade do time de cima.
“Ele renovou até 2027, então nós temos dois anos. Nesses dois anos, vamos fazer a transição. Ele vai para a Barra Funda, ficar com o pessoal, porque é difícil um técnico sair do sub-20, da base do São Paulo, correr com isso e pegar [logo de cara]. Vários deles não deram certo, então nós vamos devagarzinho”, afirmou o presidente tricolor em contato com a imprensa após o vice da Copinha.
Massis, porém, deixou claro que mudanças não acontecerão na comissão técnica neste momento. “Mas deixar claro que o nosso técnico é o Crespo, e eu quero ficar com ele. Ele tem todo o apoio da presidência”, garantiu.
Allan Barcellos tinha contrato com o São Paulo até janeiro de 2027, mas decidiu estender o vínculo por mais 11 meses, até o final do mesmo ano. O técnico do sub-20 chegou a receber sondagens, mas o projeto a médio prazo apresentado pelo Tricolor o convenceu a continuar no clube.
A transição gradativa ao profissional tem a aprovação de Allan Barcellos, que sempre valorizou o processo de ‘subida’ de categorias sem pular fases, respeitando todas as etapas dentro do processo de formação de Cotia.
Barcellos não deu um prazo para que a transição aconteça de forma definitiva, mas deve frequentar o CT da Barra Funda quando encontrar espaços na agenda em meio à temporada do sub-20.
“Agradeço ao presidente por ter comentado sobre o trabalho. Acredito que é um processo natural, assim como foi feito comigo em 2022, quando cheguei no sub-12. Um processo gradual, respeitando todas as etapas, e agora não vai ser diferente. O momento em que isso irá acontecer, fica muito a critério daquilo que o clube tem enquanto processo de transição para os seus profissionais. É estar sempre preparado para poder ajudar o departamento profissional e o São Paulo, seja quando for”, destacou após a final da Copinha.
Allan Barcellos veio do Grêmio e foi contratado pelo São Paulo ainda em 2022, crescendo profissionalmente no Tricolor. Ele assumiu a categoria sub-13 inicialmente e, no ano seguinte, subiu para o sub-15 após passar pelo sub-14. Pouco depois, passou pelo sub-16 e foi efetivado no sub-17.
O comandante chegou à categoria sub-20 em 2024. Neste período, foram seis finais e três títulos: as Copas do Brasil de 2024 e 2025 e a Copinha de 2025, além dos vices na Copinha de 2026 e do Paulista sub-20.
Ao todo, Allan Barcellos soma 204 jogos pelas categorias de base do São Paulo, com 124 vitórias, 43 empates e 37 derrotas, além de 502 gols marcados e 196 sofridos.
Formado em Educação Física pela PUC-RS, Allan Barcellos conta em seu currículo com as pós-graduações em Especialização em Futebol, tanto pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) quanto pela SOGIPA, além do MBA em Gestão de Pessoas, pela USP.
Além do reconhecimento interno no São Paulo, o treinador também cursou todas as Licenças para treinadores de futebol na CBF Academy, tendo hoje a Licença PRO. Ele ainda possui certificado de Coordenação Metodológica e Gestão de Futebol, ambos também pela entidade acadêmica esportiva.








































