oGol.com.br
·29 de agosto de 2025
São Paulo quer fazer ano mágico com dupla ex-Ferroviária como reforço

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·29 de agosto de 2025
Não é de hoje que o São Paulo mira voos altos no futebol feminino. Recentemente, o clube do Morumbi conquistou a Supercopa Feminina, sendo esse o maior título de sua história na modalidade.
Agora, com focos ainda maiores, o Tricolor Paulista foi até a Ferroviária para contratar a dupla Millene e Darlene.
A dupla ex-Locomotiva chega às Soberanas com experiência internacional, casca no futebol e repertório ofensivo. Tudo isso para colocar de vez o São Paulo na briga pela Copa do Brasil Feminina e pelo carro chefe da temporada: a Copa Libertadores Feminina. Por terem atuado na Ferroviária, as jogadoras não disputarão o Paulista Feminino e o Brasileiro Feminino.
Millene e Darlene foram uma importante dupla no ataque da Ferroviária no primeiro semestre de 2025. Agora vestindo vermelho, branco e preto, ambas as jogadoras atuarão juntas pela terceira vez. A primeira foi no Rio Preto, entre 2015 e 2017, e a segunda a Locomotiva, nesse começo de ano.
Darlene e Millene eram as principais jogadoras ofensivas das Guerreiras Grenás sob o comando de Jéssica Lima. Porém, após a demissão da treinadora, que deu espaço para Leonardo Mendes, a dupla perdeu espaço na Fonte Luminosa. Nesse período, Nat Vendito e Julia Beatriz assumiram a titularidade na equipe de Araraquara.
Foi então que surgiu o São Paulo como destino. Nas semifinais do Brasileirão, na terceira colocação do Paulistão e nas oitavas da Copa do Brasil, o Tricolor Paulista mira o título nas três competições, mas vê a Libertadores como carro chefe no que pode ser a maior temporada do clube no futebol feminino. E é aí que entra a dupla ex-Ferroviária.
Darlene e Millene, então, se juntam à Giovana Crivelari, Aline Milene e Camilinha como as principais opções ofensivas do clube.
As duas atletas participaram do Campeonato Brasileiro nove vezes e carregam experiência com a camisa da seleção brasileira. Millene disputou uma Copa América Fem. em 2018 (quando o Brasil foi campeão), tal qual Darlene, em 2014 (outro título canarinho), que também jogou a Copa do Mundo Feminina quatro anos depois.
Enquanto jogadora do Corinthians, Millene se sagrou tricampeã da Libertadores. Também pela equipe alvinegra, a atacante conquistou três vezes o Brasileirão, duas vezes a Supercopa do Brasil e outras duas vezes o Paulista. Pelo Rio Preto, a atleta venceu uma vez o Brasileiro e outra o Paulista.
Darlene, por sua vez, soma mais experiência no futebol internacional. Pelo Benfica, no futebol português, a jogadora acumulou seis taças. Na Áustria, outros dois troféus pelo SV Neulengbach. E no Brasil são outras seis conquistas para a jogadora de 35 anos. Taça é o que não falta para a dupla.
Depois da conquista da Supercopa do Brasil no início de 2025, desbancando o rival Corinthians na final nos pênaltis, o São Paulo entendeu que está pronto para brigar por coisas grandes na temporada. Muito disso passa por Thiago Viana, treinador da equipe que renovou seu contrato neste mesmo ano.
"O que mais me dá segurança é entender que a cada ano a gente dá um passo a frente, melhora a nossa estrutura, melhora a nossa equipe. Participar de um projeto assim, em que você entende que tem crescimento a cada ano, é muito importante", disse o comandante ao GE, após assinar a renovação.
O grande alvo da equipe para o ano de 2025 é a Libertadores. Mas, como esperado, o Tricolor Paulista não terá vida fácil. Ao lado de Corinthians e Ferroviária, o São Paulo quer trazer o título para o Brasil, mas os adversários nacionais podem ser a maior pedra no sapato.
Agora é ver como Thiago Viana vai resolver a "dor de cabeça boa" para colocar Millene e Darlene no time titular. Enquanto Millene atua mais como uma camisa 10, atrás do que seria a referência, disputando vaga com Camilinha, Darlene é centroavante e terá de disputar a vaga com Crivelari, artilheira da equipe na temporada com 11 gols.
Ao vivo