Gazeta Esportiva.com
·09 de dezembro de 2025
São Paulo termina temporada com apenas uma meta esportiva cumprida

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·09 de dezembro de 2025

O São Paulo fez uma temporada para esquecer neste ano. O Tricolor voltou a terminar o ano sem títulos após dois anos consecutivos erguendo taças, chegou a brigar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e cumpriu apenas uma meta esportiva traçada no planejamento para 2025.
O elenco são-paulino disputou quatro competições na atual temporada. As metas estabelecidas no início do ano foram as seguintes:
Destes objetivos, apenas um foi cumprido pelo São Paulo nesta temporada. A equipe tricolor alcançou as quartas de final da Copa Libertadores, mas acabou eliminada pela LDU-EQU com um placar agregado de 3 a 0 (2 a 0 no Equador e 1 a 0 no Morumbis).
Apesar da queda nas quartas de final da Libertadores, o clube são-paulino embolsou 7,2 milhões de dólares (cerca de R$ 45,8 milhões na cotação atual), valor considerável para uma equipe que vive uma situação financeira delicada. A dívida do clube está, atualmente, na casa dos R$ 912 milhões.
Em contrapartida, o São Paulo falhou em alcançar as outras três metas estipuladas no início da temporada. No Campeonato Paulista, o time ainda comandado pelo técnico Luis Zubeldía, hoje no Fluminense, caiu para o Palmeiras graças a um pênalti de Arboleda em Vitor Roque, que gerou muita polêmica.
Na Copa do Brasil, já com o técnico Hernán Crespo no comando, o São Paulo se despediu nas oitavas de final. O Tricolor levou a eliminatória contra o Athletico-PR para os pênaltis após um empate em 1 a 1 no agregado. A disputa terminou em 3 a 0 para o Furacão, que contou com brilho do goleiro Santos para eliminar o time paulista.
Por fim, no Campeonato Brasileiro, o São Paulo teve uma campanha de oscilação. O Tricolor chegou a brigar contra o rebaixamento até a demissão de Zubeldía, em junho deste ano, que deixou a equipe a um ponto do Z4. Com a chegada de Crespo, o elenco se recuperou, mas voltou a oscilar na reta final e terminou na oitava posição, a 12 pontos de distância do Botafogo, que foi o sexto colocado.
É comum os clubes não projetarem conquistas de títulos em balanços financeiros, para não correrem o risco de faturar menos do que o orçado em premiações.
Apesar do São Paulo não ter cumprido três das quarto metas esportivas para 2025, o técnico Hernán Crespo avaliou que os objetivos traçados por ele foram atingidos. Na coletiva após a derrota para o Vitória, no último domingo, o treinador fez um breve balanço da temporada.
“Posso falar apenas dos seis meses em que estivemos aqui. Acho que alcançamos a meta, que era chegar em oitavo lugar. Todos sabem que quando chegamos estávamos a um ponto da zona de rebaixamento. Terminar em oitavo acho que é positivo, mas não estou feliz, porque acho que o São Paulo pode fazer muito mais, tem muito espaço para melhorar, mas a meta foi alcançada”, disse o treinador.
Embora não tenha terminado no G6, o São Paulo ainda pode conquistar uma vaga na Pré-Libertadores de 2026. Para isso, o Tricolor precisará torcer para que o título da Copa do Brasil fique com Cruzeiro ou Fluminense. Desta forma, uma vaga extra para o torneio continental seria aberta, premiando o oitavo colocado do Brasileirão.









































