SPFC 24 Horas
·21 de fevereiro de 2026
São Paulo vai até Bragança Paulista por vaga na semifinal do Paulistão

In partnership with
Yahoo sportsSPFC 24 Horas
·21 de fevereiro de 2026

Vindo de 6 jogos sem derrota e em bom momento na temporada 2026, o São Paulo coloca à prova sua estabilidade inicial no ano, na abertura de seu primeiro mata-mata. Em busca do 23º título estadual, o tricolor viaja até Bragança Paulista para encarar o Red Bull Bragantino, no estádio Cícero de Souza Marques, por uma vaga na semifinal do Paulistão. A bola corre a partir das 18h30, com transmissão do streaming HBO Max.
Superando o conturbado início de Paulistão, o São Paulo conseguiu alcançar a última rodada dependendo apenas de si para se classificar, e carimbou o passaporte para o mata-mata na 6ª posição, após vencer a Ponte Preta em Campinas. Pensando em uma possível semifinal, a pontuação segue acumulando na classificação geral, e o tricolor sabe que jogará novamente como visitante caso enfrente Novorizontino ou Palmeiras, mesmo que vença o Massa Bruta neste sábado. Contra os demais adversários, há possibilidade de jogar como mandante, mas fora do Morumbis, por conta de shows previamente agendados.
Mais uma vez, o São Paulo não conta com baixas por lesão para uma partida, reforçado pelos retornos de Ferreirinha e Bobadilla, além da possível estreia de Cauly, contratado do Bahia e já inscrito no Paulistão. Apenas Ryan Francisco e André Silva seguem fora, lesionados desde o ano passado.

Hernán Crespo em treinamento no CT da Barra Funda. (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Red Bull Bragantino x São Paulo
Local: Cícero de Souza Marques
Data: 21 de Fevereiro (sábado), 18h30
Equipe de arbitragem:
Árbitra: Daiane Muniz
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Assistente 2: Leandro Matos Feitosa
Quarto árbitro: Murilo Tarrega Victor
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda

Árbitra Daiane Muniz, escalada para o jogo neste sábado. (Foto: Bárbara Bruno)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 58
Vitórias do São Paulo: 27
Vitórias do Red Bull Bragantino: 16
Empates: 15
Primeira partida: São Paulo 1 x 0 Bragantino – Paulistão 1966
Última partida: São Paulo 0 x 1 Red Bull Bragantino – Brasileirão 2025

Último duelo entre Red Bull Bragantino e São Paulo, em 2025. (Foto: Ari Ferreira/Bragantino)
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Após um começo avassalador de temporada, com 3 vitórias, 9 gols marcados e nenhum sofrido, o Bragantino sentiu a perda de Jhon Jhon, então camisa 10 da equipe vendido ao Zenit, da Rússia. De lá pra cá, entre Paulistão e Brasileirão, o Massa Bruta fez oito partidas, com três vitórias, quatro empates e uma derrota, finalizando a 1ª fase do Paulistão na 3ª colocação com 16 pontos; no Brasileirão, a equipe está em 7º, com 6 pontos.
Nas seis edições do Paulistão que disputou desde o início da parceria com a Red Bull, o Bragantino chegou em três semifinais (2022, 2023, 2024), nunca conseguindo atingir a decisão. No ano passado, a equipe foi eliminada pelo Santos nas quartas de final.
Para o duelo deste sábado, o Massa Bruta sofre com o departamento médico lotado, e não contará com Guzmán Rodríguez, Vanderlan Fabricio, Sasha, Alix Vinicius, Matheus Fernandes e Rodriguinho (ex-jogador do São Paulo). O lateral Juninho Capixaba é dúvida, também por lesão.

Gustavo Neves e Nacho Sosa durante treinamento do Bragantino. (Foto: Ari Ferreira/Bragantino)
CURIOSIDADES:
Novamente, o São Paulo se encontra diante de tabus para quebrar em um confronto. O tricolor não vence o Massa Bruta desde o Brasileirão 2024, quando triunfou por 2 x 0 no Morumbis; de lá pra cá, foram quatro jogos, com dois empates e duas derrotas.
Quando se trata de duelos pelo Paulistão, a seca vem desde 2021, quando o São Paulo venceu por 1 x 0 em gol contra de Léo Ortiz, ainda pela 1ª fase do campeonato que terminaria em título. Nos quatro anos seguintes, foram três derrotas e um empate, incluindo um revés de 4 x 3 no Nabi Abi Chedid, com Tiago Volpi no gol tricolor; o arqueiro agora defende o Red Bull Bragantino.
Por outro lado, sobra um retrospecto positivo em mata-matas: foram quatro em toda a história, com três triunfos do São Paulo (Paulistão 1989, Brasileirão 1991 e Paulistão 2011), e um do Bragantino (Copa do Brasil 2014).
Vale mencionar ainda que o São Paulo volta a decidir um jogo de quartas de final do Paulistão fora de casa após sete anos: a última vez ocorreu em 2019, quando o Paulistão ainda contava com partidas de ida e volta no mata-mata, e o tricolor precisou viajar até Itu para selar a classificação, contra o Ituano.

Igor Vinicius, então jogador do São Paulo, na última vitória contra o Bragantino pelo Paulistão, em 2021. (Reprodução: UOL)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Red Bull Bragantino: Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Gustavo Marques e Juninho Capixaba (Cauê); Gabriel, Ignacio Sosa e Gustavinho; Lucas Barbosa, Isidro Pitta e Henry Mosquera Técnico: Vagner Mancini
São Paulo: Rafael, Lucas Ramon, Alan Franco (Arboleda), Sabino e Enzo; Marcos Antônio, Danielzinho, Bobadilla e Lucas; Luciano e Calleri. Técnico: Hernán Crespo









































