Gazeta Esportiva.com
·02 de dezembro de 2025
São Paulo x Internacional pelo Brasileirão: onde assistir ao vivo, estatísticas, histórico e escalações

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·02 de dezembro de 2025

O São Paulo enfrenta o Internacional nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida será telvisionada pelo Premiere, mas você também acompanha todos os lances em tempo real e a repercussão do confronto aqui no gazetaesportiva.com.
O São Paulo vem da histórica goleada por 6 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, e precisa dar uma resposta à torcida após a humilhação sofrida no Rio de Janeiro.
Mesmo com um desempenho bem aquém das expectativas, somando apenas uma vitória nos último cinco jogos, o São Paulo ainda tem chances de se classificar para a Pré-Libertadores e, por isso, precisa seguir pontuando.
Se a situação do São Paulo é ruim, a do Internacional é péssima. O time colorado será comandado por Abel Braga após a demissão de Ramón Díaz e precisa desesperadamente da vitória para tentar sair da zona de rebaixamento.
O Inter é o primeiro time do Z4 e também vem de goleada, contra o Vasco da Gama, por 5 a 1, em São Januário.
As duas equipes já se enfrentaram 90 vezes ao longo da história. O São Paulo soma 32 vitórias, 28 empates e 30 derrotas contra o Internacional, com 110 gols marcados e 103 sofridos.
As duas equipes já protagonizaram final de Libertadores, em 2006, ano em que o Colorado levou a melhor sobre o Tricolor, então atual campeão do torneio.
O Internacional tem a quinta pior defesa do Campeonato Brasilero, com 53 gols sofridos, à frente apenas de Sport (69), Juventude (65), Red Bull Bragantino (54) e Fortaleza (53).
O Colorado também é o terceiro time que mais recebeu cartão vermelho na competição. São sete expulsões ao todo, atrás apenas de Fortaleza (9) e Atlético-MG (8).
O São Paulo é o segundo time do Brasileirão que menos acerta o gol nas finalizações, ostentando uma média de 3.6 chutes certo por jogo, à frente apenas do rival Corinthians (3.5).
O Tricolor também é a equipe que mais cometeu pênaltis no torneio, 11, todos eles convertidos pelos adversários.
O São Paulo conta com uma extensa lista de desfalques para o duelo com o Internacional:
– Calleri (transição física) – Oscar (síncope vasovagal) – Lucas (dores no joelho direito) – Ryan Francisco (cirurgia no joelho esquerdo) – André Silva (lesão no joelho direito) – Luan (lesão no adutor direito) – Wendell (ruptura arcial da fáscia plantar do pé esquerdo) – Rodriguinho (quadro respiratório) – Enzo Díaz (cirurgia de hérnia inguinal) – Dinenno (transição física).
Arboleda, recuperado de lesão na região posterior da coxa esquerda, Ferreira, recuperado de edema na coxa esquerda, e Luciano, recuperado de um trauma na perna direita, voltam a ficar à disposição do técnico Hernán Crespo, assim como o goleiro Rafael e o zagueiro Sabino, que cumpriram suspensão na última rodada.
O Internacional, por sua vez, não poderá contar com Lus Otávio, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e está fora da temporada.
Em contrapartida, Gustavo Prado volta a ficar à disposição após se recuperar de uma entorse no tornozelo direito.
– Vitória x São Paulo | 38ª rodada do Brasileirão
– Data e horário: 7/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
– Local: Barradão, em Salvador (BA)
– Internacional x Red Bull Bragantino | 38ª rodada do Brasileirão
– Data e horário: 7/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
– Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
FICHA TÉCNICA
🔴⚪⚫ SÃO PAULO
x
INTERNACIONAL ⚪🔴
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP) Data: 3 de dezembro de 2025 (quarta-feira) Horário: 20h (de Brasília) Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ) Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
SÃO PAULO:
Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Maik, Luiz Gustavo, Pablo Maia, Marcos Antônio e Lucca; Luciano e Tapia.
Técnico:
Hernán Crespo.
INTERNACIONAL:
Rochet; Aguirre, Mercado, Vitão e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Gomes e Alan Patrick; Vitinho, Alan Rodríguez e Borré.
Técnico:
Abel Braga.









































