Gazeta Esportiva.com
·30 de janeiro de 2026
São Paulo x Santos pelo Paulista: onde assistir ao vivo, estatísticas, histórico e escalações

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de janeiro de 2026

São Paulo e Santos se enfrentam no clássico San-São na noite deste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Morumbis, em compromisso válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
O São Paulo vem embalado após encerrar um jejum de três jogos sem vencer com uma grande vitória na estreia do Campeonato Brasileiro. De virada, o Tricolor bateu o Flamengo, por 2 a 1, no Morumbis, e espera manter o mesmo ritmo no clássico deste fim de semana.
Apesar do resultado positivo, o São Paulo ainda vive situação delicada no Paulista. A equipe está muito perto da zona de rebaixamento e figura na 14ª colocação, com apenas quatro pontos. Por isso, a vitória é fundamental para os comandados de Hernán Crespo se afastarem do Z2 e se manterem vivos na briga por uma vaga no mata-mata.
O Santos não vive um momento positivo na temporada. No último compromisso, foi goleado pela Chapecoense na estreia do Campeonato Brasileiro e amargou o quinto jogo consecutivo sem vitória.
No Campeonato Paulista, o Peixe aparece fora da zona de classificação para as quartas de final, no 11º lugar, com seis pontos – um a menos que o São Bernardo, que abre o G8. A única partida que terminou com triunfo do Alvinegro Praiano em 2026 foi na primeira rodada do Estadual, com um 2 a 1 sobre o Novorizontino.
O histórico geral do confronto aponta para um amplo favoritismo do São Paulo. De acordo com dados da plataforma Ogol, especializada em estatísticas, as equipes se enfrentaram em 295 oportunidades, com 125 vitórias do Tricolor contra 98 do Peixe, além de outros 72 empates.
Já o retrospecto recente é bem mais equilibrado. No recorte dos últimos dez jogos, o São Paulo somou cinco vitórias, enquanto o Santos conquistou quatro, com um único empate.
Por fim, quem levou a melhor no último encontro entre as equipes foi o Santos. Na oportunidade, o Alvinegro Praiano recebeu o São Paulo na Vila Belmiro e ganhou por 1 a 0, pela 24ª rodada do Brasileirão de 2025. Guilherme, que já deixou o clube, marcou o gol do triunfo santista.

(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
O São Paulo ainda busca uma melhor condição defensiva neste início de temporada. O Tricolor concedeu 11 gols em seis partidas e pode encontrar no sistema de três zagueiros, retomado por Crespo contra o Flamengo, uma alternativa mais ‘segura’ em termos de gols sofridos.
Já no ataque, Luciano e Calleri disputam a artilharia tricolor neste começo de ano. Ambos balançaram as redes duas vezes até o momento. O Tricolor ainda tenta fazer valer o mando de campo para vencer o clássico. Até aqui, foram três jogos no Morumbis, com duas vitórias e uma derrota.
Depois da estreia no Brasileirão, o Santos pulou de quatro para oito gols sofridos na temporada, com a derrota para a Chapecoense por 4 a 2. Muitos desses gols foram originados de falhas individuais no sistema defensivo do Peixe, que enfrenta dificuldades nesse início do ano.
Assim como no ataque tricolor, dois jogadores estão empatados na artilharia do Peixe em 2026 com dois tentos: Gabigol e Álvaro Barreal. Jogando fora de casa, o Santos ainda não venceu neste ano, com duas derrotas e um empate.
O São Paulo deve manter a base da escalação que foi a campo na partida contra o Flamengo. Apenas com as baixas de André Silva e Ryan Francisco e sem novos desfalques, a tendência é que o Tricolor mande a campo o que tem de melhor para o clássico.
Para o clássico deste sábado, o Santos deve ter o retorno de Gabigol, que foi preservado no confronto contra a Chapecoense, no meio da semana. Neymar participou de parte da atividade com o grupo no último treino, mas a tendência é que o camisa 10 ainda não fique à disposição de Vojvoda no Morumbis.
Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino; Maik, Bobadilla, Marcos Antônio, Danielzinho e Enzo Díaz; Luciano e Calleri (Lucas). Técnico: Hernán Crespo
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Lucas Peres e Vini Lira; João Schmidt, Gabriel Menino, Rollheiser, Rony, Álvaro Barreal e Gabigol. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
🏆 Competição: Campeonato Paulista (sexta rodada) 🗓️ Data: 31/01 (sábado) ⏰ Horário: às 20h30 (de Brasília) 🏟️ Local: Morumbis, em São Paulo (SP)








































