Zerozero
·12 de dezembro de 2025
SC Braga europeu: registo atual já supera o da época anterior

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 de dezembro de 2025

Com o histórico triunfo no terreno do OGC Nice, o SC Braga manteve-se na luta por um lugar no top-8 da Liga Europa, que dá a passagem direta aos oitavos-de-final da competição. Atualmente na 7ª posição com 13 pontos conquistados, o apuramento para o playoff está praticamente assegurado, uma vez que leva seis pontos de vantagem sobre a primeira equipa que está fora da zona de acesso à fase seguinte.
Com ainda duas jornadas por disputar, a tarefa de saltar essa eliminatória não se avizinha fácil - receção ao Nottingham Forest e deslocação a casa do Go Ahead Eagles. O duelo com os ingleses é, na teoria, o mais difícil, tendo em conta que já derrotaram o FC Porto, enquanto os neerlandeses somam um registo caseiro interessante.
No entanto, nada apaga o excelente percurso europeu feito até ao momento. Depois de terem superado o Levski Sofia, o CFR Cluj e o Lincoln Red Imps na qualificação, os comandados de Carlos Vicens estrearam-se na fase oficial com uma grande vitória sobre o Feyenoord (1-0). O embalo prosseguiu nos dois jogos seguintes, com os arsenalistas a chegarem aos nove pontos. O murro no estômago surgiu à quarta jornada, na derrota frente ao Genk (3-4), no Minho.
Seguiu-se um empate dramático na Escócia, com o Rangers a inaugurar o marcador, antes de Zalazar ser expulso na segunda parte. Na base da resiliência, Gabri Martínez conseguiu o empate - Jack Butland ainda negou a cambalhota a Víctor Gómez nos minutos finais.
Por isso, este duelo com o Nice ganhou contornos importantes na luta pelos lugares cimeiros. O SC Braga entrou consciente disso e, após uma segunda parte de sofrimento, voltou às vitórias europeias.
«É claro que quando chegar a altura, a ambição tem de ser ganhar jogos. No final, sabemos que o nível dos adversários que temos nesta competição é sempre muito elevado. Estamos a falar da Liga Europa, estamos a falar de competir contra equipas que jogam em ligas de muito alto nível e que nos vão dificultar as coisas», considerou o técnico espanhol, sobre o que resta jogar.
A participação europeia desta temporada ganha ainda mais destaque, se comparada à do ano passado. Isto porque, em 2024/25, o SC Braga terminou a fase liga na 25ª posição - o primeiro lugar fora do playoff.
No total, o emblema minhoto somou dez pontos em oito jornadas, o que se traduz em menos três pontos face aos já alcançados esta época, apesar de ainda ter dois encontros por disputar.
A evolução também é visível a nível de desempenho ofensivo e defensivo. Se na temporada passada, os bracarenses fizeram abanar as redes adversárias em nove ocasiões, este ano já faturaram por dez vezes, tendo sofrido apenas cinco golos, contra os doze da última época. As três vitórias em 2024/25 também já foram superadas pelas quatro deste ano.
Ainda assim, a grande diferença que se tem visto, está na maturidade competitiva. Frente à Lazio, na oitava jornada, os arsenalistas até venceram por 1-0, mas precisavam de marcar outro tento para garantirem uma vaga na próxima fase. A equipa não se mostrou muito consciente na altura, tendo parecido satisfeita com o triunfo. No final, foram eliminados pela diferença de golos.
Curiosamente, o Rangers garantiu o oitavo lugar com 14 pontos, enquanto outras três equipas ficaram à beira do acesso direto com a mesma pontuação. Os atuais 13 pontos bastariam para selar um lugar no top-15 na época transata, o que por si só já mostra a grande melhoria de um ano para o outro.
Cientes do aumento da competitividade, os pupilos de Vicens mantêm os olhos postos no apuramento direto para os oitavos de final, com a consciência de que dependem apenas de si próprios.
Ao vivo









































