Zerozero
·22 de fevereiro de 2026
SC Covilhã mantém-se vitorioso e respira melhor na fase de manutenção

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 de fevereiro de 2026

Amora FC e, agora, Caldas SC: o SC Covilhã segue 100 por cento vitorioso na fase de manutenção da Liga 3. Esta tarde, a jogar em casa, o triunfo foi festejado diante do conjunto das Caldas da Rainha, por 1-0.
O primeiro tempo nem sempre foi vistoso. Os da casa tentaram ter mais bola, os visitantes tentaram tirar melhor proveito da mesma. Algumas jogadas interessantes, mas poucos remates e, praticamente, zero perigo nas áreas. Tudo mudou pouco depois da meia hora, quando André Liberal abriu o ativo.
Jailson Gomes e Fábio Cruz combinaram bem pela direita, antes do último cruzar atrasado para a grande área. Em boa posição, Liberal não precisou de encher o pé para endereçar a bola para o fundo das redes.
Daí em diante o duelo ganhou outro ânimo. O Caldas SC procurou correr atrás do prejuízo e não só terminou melhor a primeira parte como começou por cima na segunda - agora, efetivamente próximo da baliza contrária.
Na ótica caseira, o desfecho poderia descambar, mas Rui Pinto recorreu exemplarmente ao banco de suplentes: lançou Sérgio Matos e Jota Silva e voltou a tomar conta do jogo. A dupla puxou o SC Covilhã para a frente e dispôs de oportunidades claras para fazer o segundo golo do encontro.
Na verdade, tirando o natural forcing final da equipa das Caldas da Rainha, o 2-0 esteve sempre mais próximo que o empate, o que demonstra o conforto caseiro vivenciado na segunda parte e, sobretudo, após as mexidas.
Deste modo, o SC Covilhã soma sete pontos nesta fase e afasta-se dos lugares de descida. Do outro lado, o Caldas SC continua com oito pontos.

Onze do SC Covilhã:
Gustavo Galil, Miguel Silva, Carlos Balsa, Alison Calegari, Edu Silva, Rodrigo Ferreira, Ângelo Barbosa, Jailson Gomes, Fábio Cruz, André Liberal, Cheikh Niang

Onze do Caldas SC:
Wilson Soares, Rui Silva, Rui Carreira, Duarte Maneta, Eduardo Monteiro, Pipo Ferreira, Diogo Clemente, Filipe Oliveira, Zé Gata, João Rodrigues, Gonçalo Barreiras
1':

Começou a partida
36':

GOLO SC Covilhã! André Liberal marca
André Liberal marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Belo envolvimento do SC Covilhã pela direita, com Jailson, colado à linha lateral, a encontrar a desmarcação de Fábio Cruz pela meia direita. Foi à linha de fundo e cruzou atrasado para André Liberal. Sem grande potência, mas com precisão, o camisola 79 fez assim o primeiro golo - e remate - do encontro!
45 +3':

Primeira parte com pouca história. O SC Covilhã tentou ter mais bola, o Caldas SC teve as melhores combinações. O golo, curiosamente, nasceu numa boa combinação caseira pela direita, num dos escassos lances de perigo até então. Em desvantagem no marcador, o Caldas SC melhorou e passou a olhar com outros argumentos para a área contrária, mas, para já, sem capacidade de igualar as contas
46':

Caldas SC: João Rodrigues
, do meio da rua, encheu o pé e disparou um tiro à baliza contrária. Gustavo Galil foi obrigado a afastar para longe
46':

Caldas SC: Gonçalo Barreiras
, na recarga do lance transato, apareceu na pequena área e tentou finalizar, mas o remate saiu fraco e relativamente fácil para o guarda-redes
69':

SC Covilhã: Sérgio Matos
apareceu bem pela direita e disferiu um remate potente! Valeu a defesa atenta do guarda-redes
86':

SC Covilhã: Tomás Oliveira
tentou o que seria um GOLAÇO! Do meio da rua, picou por cima do guarda-redes e a bola ficou a centímetros de entrar!
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
90 +5':

Partida interessante, sobretudo após o golo que desbloqueou o encontro. No segundo tempo, o Caldas SC entrou melhor e rondou a baliza contrária com maior afinco. No entanto, Rui Mota recorreu exemplarmente ao banco: lançou Sérgio Matos e Jota Silva e voltou a ganhar o controlo da partida. Daí em diante, exceptuando o forcing final, o 2-0 esteve sempre mais perto que o 1-1.
Melhor em campo:

André Liberal (SCC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Peça importante na manobra ofensiva do SC Covilhã e marcador do golo decisivo da tarde, André Liberal esteve acima dos restantes neste encontro!









































