S.C. Corinthians Paulista
·01 de agosto de 2021
Se entrar em campo neste domingo, Gabriel completará 100 jogos na Neo Química Arena

In partnership with
Yahoo sportsS.C. Corinthians Paulista
·01 de agosto de 2021
Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Neste domingo (1º), o Corinthians entra em campo para mais um desafio do Campeonato Brasileiro. Pela 14ª rodada do nacional, o Alvinegro recebe o Flamengo, na Neo Química Arena, às 16h (horário de Brasília). A partida será especial para o volante Gabriel: caso entre em campo, ele completará seu 100º jogo no estádio corinthiano e se tornará o sexto jogador a atingir essa meta. Apenas Cássio (207), Fagner (189), Jadson (112), Gil (104) e Romero (103) atingiram a marca até o momento.
A primeira partida de Gabriel com a camisa do Corinthians na Neo Química Arena ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2017. Na ocasião, o Timão venceu a Ferroviária por 1 a 0, em partida amistosa de pré-temporada. Três jogos depois, ele encarou seu ex-clube, o Palmeiras, também na Casa do Povo. O jogo ficou marcado pelo volante ter sido expulso de forma equivocada no Derby.
Até o momento, nos 99 jogos de Gabriel na Arena, o jogador soma 49 vitórias, 29 empates e 21 derrotas, além de dois gols marcados. O primeiro tento foi no dia 11 de junho de 2017, em um Majestoso, pelo Brasileirão. O volante marcou o segundo gol da vitória do Timão por 3 a 2 sobre o rival. E o mais recente aconteceu no dia 10 de fevereiro deste ano quando, pelo Brasileirão 2020, o Timão empatou com o Athletico-PR em 3 a 3.
Gabriel Girotto nasceu em Campinas e iniciou sua carreira no Paulínia-SP, em 2010, por onde jogou o Campeonato Paulista Série A2 naquele ano e a A3 em 2011. Após excelente desempenho na Copa São Paulo de Futebol Júnior, chamou a atenção do Botafogo e foi contratado pelo clube carioca. Foi promovido ao time principal e se destacou no elenco, tornando-se titular.
Apesar do rebaixamento do clube em 2014, o volante ganhou notoriedade e aos 22 anos foi o terceiro jogador do Campeonato Brasileiro com mais desarmes na competição. Assim, chegou ao rival Palmeiras em 2015 e manteve a boa fase, sendo o melhor volante do Campeonato Paulista daquele ano. No entanto, após lesões na coxa e no joelho e longos períodos afastado dos gramados, o clube alviverde anunciou que não renovaria contrato com o atleta.
Em janeiro de 2017, o volante foi anunciado pelo Corinthians e rapidamente se destacou, fazendo ótimas partidas e sendo protagonista em jogos históricos. Em seu primeiro ano com a camisa alvinegra, Gabriel foi campeão do Campeonato Paulista de 2017 e do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Já em 2018, o jogador conquistou com o Coringão mais um título estadual, e em 2019, sagrou-se tricampeão paulista. Até o momento, Gabriel soma 217