Zerozero
·15 de abril de 2025
«Se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting?»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 de abril de 2025
Mateus Fernandes, jogador do Southampton, recordou a sua passagem por Portugal e fez um balanço do futebol em Inglaterra.
Vendido pelo Sporting no último verão, por valores que podem chegar aos 20 milhões de euros, o atleta recordou, no podcast Entrelinhas, a sua passagem por empréstimo no Estoril Praia e também palavras de Ruben Amorim a Eduardo Quaresma.
«Cheguei a pensar: se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting? O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar. Lembro-me de uma conversa de Ruben Amorim para o Quaresma, quando ele veio do Tondela, em que disse: 'Se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?' Isso ficou-me na cabeça até hoje.»
Ainda que o seu emblema tenha descido de divisão, o atleta de apenas 20 anos mostrou-se feliz na Liga Inglesa e referiu algumas diferenças de cultura desportiva e da relação com os adeptos nos dois países.
«Sinto que em Portugal se tenta criar uma distância entre o jogador e os adeptos. Em Inglaterra temos a situação de que metemos o carro num sítio fora do estádio, temos um passeio onde estão os adeptos e somos quase obrigados a estar com eles, dar autógrafos, tirar fotografias. Isso é importante. O futebol vive dos adeptos, se não houver adeptos o futebol perde a sua graça», referiu o atleta.
«O ambiente mais especial em Inglaterra? Arsenal. Gostei muito do estádio, é gigante, o ambiente fora do estádio conta com muitas pessoas. Aquela parte de Londres para totalmente e só vês vermelho e branco. O do (Manchester) City não é mau, mas não foi aquilo que esperava. Na Premier League são estádios com mais emoção», concluiu.
O médio luso participou em 36 jogos nos Saints, onde marcou três golos e fez cinco assistências.