Território MLS
·04 de abril de 2025
Segunda divisão canadense tem ex-Palmeiras, ex-São Paulo, “meio brasileiro” e filho de auxiliar da Seleção

In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·04 de abril de 2025
A Canadian Premier League (CPL) inicia mais uma temporada neste final de semana, consolidando-se como uma das principais ligas de desenvolvimento do futebol canadense. Considerada a segunda divisão do futebol no Canadá, a CPL vem atraindo um número crescente de jogadores brasileiros, que se tornam protagonistas em diversas equipes da competição.
Além disso, a liga ganha ainda mais visibilidade com a presença de Alessandro Biello, filho do auxiliar técnico da Seleção Canadense, Mauro Biello. Com a comissão técnica da seleção canadense, uma das anfitriãs da Copa do Mundo FIFA 2026, acompanhando de perto a CPL, a competição se torna um celeiro de talentos para o futuro do futebol no país.
A edição deste ano contará com quatro jogadores brasileiros, sendo um deles canadense com dupla nacionalidade. São talentos com passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior, que agora buscam destaque no cenário canadense.
Vitor Dias, ex-São Paulo, vai jogar sua segunda temporada pelo Halifax
O meia-atacante Vitor Dias, formado nas categorias de base do São Paulo, retorna para sua segunda temporada com o Halifax Wanderers. Em 2024, o jogador disputou 18 partidas e marcou um gol. Antes de chegar ao futebol canadense, atuou no Boavista-RJ e no St. Louis City, time que atualmente compete na MLS.
Outro destaque do Halifax Wanderers é Tiago Coimbra (foto em destaque), que chega à sua terceira temporada na CPL. O atacante iniciou sua trajetória no Juazeiro (CE) antes de se transferir para o Palmeiras, onde permaneceu até a categoria sub-20. Ao longo das últimas duas temporadas, Tiago já soma mais de 40 partidas e três gols pelo Halifax.
Daniel de Pauli, ex-Goias, fará sua estreia na competição pelo Pacific FC
O meia Daniel de Pauli, de 25 anos, faz sua estreia na Canadian Premier League com a camisa do Pacific FC. Com sólida experiência no futebol brasileiro, passou pelo Goiás, onde disputou mais de 40 jogos, além de atuar por Aparecidense, Goiânia, Cerrado-MG e Athletic-MG. Seu último clube foi o Krumovgrad, da Bulgária, equipe da primeira divisão do país europeu.
Gabriel Antinoro, canadense naturalizado brasileiro, atua no Atlético Ottawa
Embora nunca tenha jogado no Brasil, o jovem Gabriel Antinoro, de 20 anos, possui nacionalidade brasileira e é uma das promessas do Atlético Ottawa. O meia-esquerda começou sua carreira no CF Montréal, antes de se transferir para a equipe da capital canadense. Em sua trajetória na CPL, Antinoro já acumulou quase 50 jogos, três gols e três assistências.
A CPL 2025 também marcará a ausência de um dos jogadores brasileiros mais importantes da história da liga. O veterano Renan Garcia, de 38 anos, que atuou nas últimas duas temporadas pelo Vancouver FC, não renovou seu contrato. Ex-jogador de Atlético Mineiro, Santa Cruz, Sampdoria (Itália) e clubes da Ásia, Garcia recebeu propostas para seguir no clube em uma nova função, mas sua situação ainda permanece indefinida.
Criada em 2017 e com sua primeira temporada realizada em 2019, a Canadian Premier League é uma liga profissional que serve como a segunda divisão do futebol canadense, já que os clubes mais tradicionais do país disputam a Major League Soccer (MLS) em parceria com os Estados Unidos. A CPL conta com oito equipes, representando cinco províncias do Canadá.
O formato da competição inclui uma temporada regular com 28 jogos, seguida pelos playoffs e a grande final. O campeão da CPL e o vencedor da temporada regular garantem vaga na CONCACAF Champions Cup, torneio que reúne clubes da América do Norte, América Central e Caribe e que serve como classificatória para o Mundial de Clubes da FIFA.
Além disso, todas as equipes da liga disputam a Canadian Championship, competição nacional que oferece mais uma chance de qualificação para a CONCACAF Champions Cup.
A rodada de abertura da Canadian Premier League 2025 terá quatro partidas: