Seleção Brasileira Sub-16 derrota Portugal e é tricampeã do Torneio de Montaigu | OneFootball

Seleção Brasileira Sub-16 derrota Portugal e é tricampeã do Torneio de Montaigu | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: CBF

CBF

·06 de abril de 2026

Seleção Brasileira Sub-16 derrota Portugal e é tricampeã do Torneio de Montaigu

Imagem do artigo:Seleção Brasileira Sub-16 derrota Portugal e é tricampeã do Torneio de Montaigu

A Seleção Brasileira Masculina Sub-16 conquistou pela terceira vez o título do Torneio de Montaigu, tradicional competição realizada na França desde 1976. O tricampeonato veio nesta segunda-feira (6), com uma vitória emocionante sobre Portugal, por 1 a 0, gol de Rodrigo, de pênalti, em partida disputada no Estádio Maxime Bossis, em Montaigu.

O Brasil já tinha sido campeão em 1984 e 2022 e agora se tornou o país sul-americano com mais troféus do Torneio de Montaigu, superando a Argentina, detentora de dois títulos.


Vídeos OneFootball


Para ganhar o tricampeonato, sob o comando do técnico Guilherme Dalla Déa, a Seleção estreou com empate na fase de grupos – 1 a 1, com a Costa do Marfim – e depois obteve duas vitórias: 1 a 0 na China e 3 a 0 na seleção anfitriã, a França. Credenciou-se assim como primeira do Grupo A para decidir com Portugal, que venceu o Grupo B, formado também por Japão, México e Peru.

“Estou muito feliz. A sensação de fazer o gol do título é incrível. Eu não tinha feito nenhum gol no torneio. Só tenho que agradecer a Deus. Foi um jogo muito difícil, muito acirrado, com muito duelo. É muito bom participar do Torneio de Montaigu, ajuda a formar a gente, dá experiência, a gente aprende muito”, disse Rodrigo, atleta do Vasco, o artilheiro da decisão.

Imagem do artigo:Seleção Brasileira Sub-16 derrota Portugal e é tricampeã do Torneio de Montaigu

Conquista veio de forma inédita, com três vitórias e um empateCréditos: Fabio Souza / CBF

Organizada desde 1976, a competição se constituiu como um dos mais tradicionais e importantes torneios de base do mundo. A última edição da qual o Brasil tinha participado foi em 2022, quando a geração liderada por Luís Guilherme, Pedrinho e Endrick se sagrou campeã e quebrou um jejum de 38 anos.

Após o título da Copa 2 de Julho e da Conmebol Liga Evolução, certame este que reuniu seleções sul-americanas, o técnico Guilherme Dalla Déa reforçou a importância de os atletas enfrentarem diferentes escolas mundiais de futebol. Nesta segunda-feira, depois da vitória sobre Portugal, ele exaltou a dedicação dos jogadores e o trabalho da comissão técnica.

Imagem do artigo:Seleção Brasileira Sub-16 derrota Portugal e é tricampeã do Torneio de Montaigu

Brasil superou Portugal na decisão com raça, organização e técnicaCréditos: Fabio Souza / CBF

“O Torneio de Montaigu é fantástico, com várias escolas diferentes. Muito bom para a formação e preparação desses jovens com foco no futuro da Seleção Brasileira. Nada melhor que vivenciar jogos difíceis, complicados em alguns momentos. Mas eles entenderam. Muito importante enfrentar as escolas africana, asiática e europeia e sair vitorioso. Nossos atletas vão guardar isso na memória. A gente volta muito feliz para o Brasil, por todo o trabalho realizado pelos atletas e pela comissão técnica. Também gostaria de agradecer à CBF por ter proporcionado isso aos atletas”, disse Dalla Déa.

Capitão da Amarelinha, o zagueiro Miranda também fez questão de ressaltar a importância da conquista.

“Estava todo mundo muito comprometido e fizemos uma excelente partida contra Portugal. Nos preparamos muito para trazer esse título. É um torneio muito legal. A gente aprende com escolas, culturas diferentes, aprende novas características de jogo, novas formações, novas estruturas. Estamos todos muito felizes”, disse Miranda, atleta do São Paulo.

Saiba mais sobre o veículo