Zerozero
·22 de dezembro de 2025
Sem percalços antes do Natal

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 de dezembro de 2025

O Benfica recebeu e venceu o Famalicão por 1-0 esta segunda-feira, naquele que foi o último jogo dos encarnados no Estádio da Luz em 2025. A equipa de José Mourinho deu continuidade ao bom momento e despediu-se de casa ao garantir os três pontos em jogo a contar para a 15ª jornada da Liga Portugal Betclic.
À procura de passar o Natal de forma tranquila e sem mais percalços na corrida pelo título, as águias tinham pela sua frente um adversário invencível fora de casa esta temporada para o campeonato. Eram três vitórias e três empates para a equipa de Hugo Oliveira fora de portas à entrada para a partida no Estádio da Luz. Na casa dos encarnados, no entanto, a história foi diferente.
Os famalicenses até começaram bem o encontro e mostraram desde cedo vontade de dar seguimento ao registo impecável. Procuraram controlar o ritmo, pressionar o Benfica e criar oportunidades de perigo para a baliza à guarda de Trubin. Todavia, esse ímpeto não durou tanto quanto os visitantes gostariam.
À meia hora de jogo, e numa altura em que os encarnados já se colocavam mais confortáveis na partida, o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor das águias, depois de Otamendi ter sido atingido no rosto na sequência de um livre.
Na cobrança. Vangelis Pavlidis não perdoou e abriu a contagem na Luz. O grego chegou aos 20 golos na época e ao 50º golo desde que chegou a Lisboa na temporada passada.
No segundo tempo manteve-se a mesma toada. O Famalicão teve suspiros de inspiração a espaços mas foi o Benfica que controlou o encontro e o resultado de forma relativamente confortável.
Com este desfecho, o Benfica chega aos 35 pontos e pressiona o Sporting na classificação, que ainda não jogou esta jornada. O Famalicão, por outro lado, mantém o sexto lugar, com 23 pontos e perdeu a oportunidade de se aproximar do SC Braga na tabela. Braga esse, que receberá o conjunto de José Mourinho a 28 de dezembro, na última jornada de 2025.
Vangelis Pavlidis (Benfica): Mais uma exibição importantíssima de Pavlidis para o rumo do Benfica. O avançado grego não tremeu novamente na marca dos 11 metros e foi decisivo para colocar o Benfica em vantagem. são já 50 golos de águia ao peito e 20 na temporada. um registo notável e que confirma o bom momento do helénico em Lisboa.
Samuel Dahl (Benfica): Numa altura em que se fala da possibilidade do Benfica reforçar a lateral esquerda, o sueco foi mais uma vez um dos elementos mais consistentes do encontro. Apesar de não se uma das peças mais evidentes no plano encarnado, Dahl destaca-se pela segurança e pela solidez nas suas ações, uma consistência imprescindível para o conjunto de José Mourinho.
Gianluca Prestianni (Benfica): Na ausência de Leandro Barreiro, Prestianni mereceu novamente a confiança de Mourinho, desta vez para o campeonato. A partir do lado direito, o jovem argentino destacou-se pelas consecutivas arrancadas individuais, mas também pela boa associação com os colegas. tem vindo a ganhar cada vez mais minutos e nota-se a progressão dentro das quatro linhas derivada dessa aposta contínua. Resta esperar para saber se quando Barreiro estiver a 100% o argentino vai mercer a continuidade ou não.
A exibição de André Narciso fica marcada pela grande penalidade assinalada a favor do Benfica, que acabou por decidir o encontro. Após analisar o VAR, o árbitro admitiu que Otamendi é atigido na face no momento do salto e por isso interefere com a jogada. Um lance semelhante ao que marcou o encontro entre Santa Clara e Sporting para a Taça de Portugal.

Onze do Benfica:
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Vangelis Pavlidis

Onze do FC Famalicão:
Lazar Carevi?, Rodrigo Pinheiro, Justin de Haas, Léo Realpe, Rafa Soares, Tom van de Looi, Mathias de Amorim, Gil Dias, Gustavo Sá, Sorriso, Yassir Zabiri
1':

Começou a partida
24':

Benfica: Samuel Dahl
com um grande remate rasteiro do lado esquerdo a ser travado pelo guardião do Famalicão. A melhor chance dos encarnados até ao momento!
31':

VAR analisa possível grande penalidade.
33':

GOLO Benfica: Vangelis Pavlidis marca de grande penalidade!
Vangelis Pavlidis marca o seu 14º golo na prova (15 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 50º golo na equipa (86 jogos)
Pavlidis não dá qualquer chance na marca dos 11 metros. O avançado grego rematou forte e colocado para o fundo da baliza famalicense. Está aberto o marcador na Luz!
45 +3':

FC Famalicão: Gustavo Sá
remata forte e com perigo à entrada da grande área mas a bola sofre um desvio no colega de equipa e sai pela linha final.
45 +5':

Resultado justo ao intervalo. Depois do famalicão ter entrado de forma convicta no Estádio da Luz, a equipa de Hugo Oliveira viu de perto o benfica crescer aos poucos e colocar-se mais confortável na partida. ´É na sequência desse momento que surge o lance da grande penalidade a favor dos encarnados que Pavlidis fez por não desperdiçar. O conjunto de José Mourinho controlou o ritmo depois do goloe procura agora aumentar a vantagem na segunda parte.
51':

Benfica: Amar Dedic
a aventurar-se no ataque e a finalizar para fora.
57':

FC Famalicão: Yassir Zabiri
a rematar forte na zona central para uma boa intervenção de Trubin.
65':

Benfica: Fredrik Aursnes
isolado frente ao guarda-redes permitiu a defesa de carevic depois de um ótimo passe a rasgar de Prestianni.
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Vangelis Pavlidis (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.









































