Sem tempo para respirar: como vai ser a 'intertemporada' no Brasil? | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

Ian Chicharo Gastim·27 de fevereiro de 2021

Sem tempo para respirar: como vai ser a 'intertemporada' no Brasil?

Imagem do artigo:Sem tempo para respirar: como vai ser a 'intertemporada' no Brasil?

O Campeonato Brasileiro 2020 chegou ao fim em 2021, e você deve estar se perguntando como será a pré-temporada para a temporada deste ano.

Bom, como a maioria dos Estaduais, que tradicionalmente marcam o início do calendário 2021 do futebol brasileiro, começa no próximo dia 28 – apenas quatro dias do fim da temporada 2020 – praticamente não haverá pré-temporada para este ano.


Vídeos OneFootball


Ou seja, ao contrário de anos anteriores, as principais equipes do país não terão como aproveitar as primeiras semanas do ano para focar no trabalho físico.

Palmeiras e Grêmio, que ainda vão jogar as finais da Copa do Brasil, têm um “problema” adicional, pois vão terminar a sua temporada 2020 no dia 7 de março, data da finalíssima, já em meio aos seus respectivos Estaduais.

É válido ressaltar que a pré-temporada é vista pelos clubes como essencial para que se tenha uma boa base de trabalho para o restante do ano.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Então como vai ser neste ano? A verdade é que os Estaduais devem começar com equipes sub-23, pois não haverá tempo hábil para descansar e preparar o elenco para encarar a temporada 2021.

Cada time, então, vai fazer a sua “mini pré-temporada”, dando folga de até uma semana para os jogadores, e voltando para treinos físicos, já em meio aos jogos dos Estaduais.


Já tem Estadual rolando… 😱

Acredite se quiser, já tem Campeonato Estadual rolando em 2021! O Baiano já teve jogos, e o Mineiro, o Paranaense e o Goiano começam já neste sábado (27), com jogos de Cruzeiro, América-MG, Atlético-GO e Athletico-PR.

O Campeonato Paulista começa no sábado (27) também, mas os grandes ganharam “folga” – o Palmeiras joga o 1º jogo da final da Copa do Brasil no domingo (28) -, assim como no Gaúcho, que não terá jogos de Grêmio e Inter no fim de semana.

Para não esvaziar o Carioca, que começa na quarta-feira (3), a Ferj estabeleceu uma multa, “correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão”, para os clubes que não escalarem as equipes consideradas titulares a partir da quarta rodada.

Contra o Nova Iguaçu, o Flamengo, por exemplo, deve mandar a campo uma equipe alternativa, com muitos jovens e jogadores que estão sendo pouco aproveitados por Ceni.


E a pré-Libertadores? 🤔

A previsão da Conmebol é que a segunda fase da pré-Libertadores seja disputada entre as semanas dos dias 10 e 17 de março.

E os times brasileiros que vão disputar os play-offs estreiam justamente nesta etapa.

Ou seja, quem está na pré-Libertadores, vai jogar a partida mais importante do ano, que vai ditar até o orçamento para a temporada 2021, sem preparação alguma, caso opte por escalar seus titulares já no início dos Estaduais.

Isso, no entanto, não deve acontecer, pois os clubes devem começar os Estaduais com equipes alternativas, visando a preparação para os confrontos eliminatórios no play-off da Libertadores.


Novidade no calendário 😬

O calendário apertado de 2021, inclusive, criou uma novidade para a próxima temporada.

Todas as séries do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil não vão parar, mesmo em meio à disputa das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, e da Copa América, que será realizada na Argentina e na Colômbia, a partir de junho.


Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Calendário 2021 🗓

  1. Estaduais (16 datas): 28 de fevereiro a 23 de maio
  1. Supercopa do Brasil (jogo único entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil de 2020): 10 de março
  1. Copa do Brasil (16 datas e oito fases): 10 de março a 27 de outubro
  1. Eliminatórias (10 datas divididas em cinco períodos): 25 de março a 16 de novembro
  1. Copa América (31 datas): 11 de junho a 11 de julho
  1. Brasileirão Série A (38 datas): 30 de maio a 5 de dezembro
  1. Brasileirão Série B (38 datas): 29 de maio a 27 de novembro
  2. Brasileirão Série C (26 datas): 30 de maio a 21 de novembro
  1. Brasileirão Série D (26 datas): 30 de maio a 14 de novembro

Foto de destaque: FotoArena/Imago Images