FNV Sports
·09 de julho de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·09 de julho de 2020
Nesta quinta-feira (09), Athletic Bilbao e Sevilla se enfrentaram pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol no Estádio San Mamés. Após abrir o marcador na primeira etapa com Ander Capa, o time basco se segurou e acabou levando a virada. O empate veio no segundo tempo com Banega, após linda cobrança de falta e a virada saiu dos pés de Munir, que deixou o banco pouco antes. Com o resultado, Los Leones se afastam da zona de classificação para a Europa League, enquanto os Rojiblancos aparecem mais próximos que nunca da Champions League.
As equipes entraram no duelo com desfalques importantíssimos. Enquanto o Sevilla perdeu o goleiro Vaclík, ao se lesionar na vitória por 1 x 0 contra o Eibar, o Athletic Bilbao não pôde contar com o atacante Raúl García, suspenso. Por outro lado, a partida começou com muita movimentação e troca de passes em ambos os setores. Imediatamente, aos 3’, Y. En-Nesyri cabeceou livre na pequena área, mas U. Simon defendeu com tranquilidade. Em continuidade, Williams quase abriu o marcador ao chutar por cima do gol em vacilo da defesa. Com a ganância de vencer e se aproximar da Liga dos Campeões, o Sevilla persistiu e tomou conta da partida ao se impor. Por infelicidade, a primeira substituição ocorreu de forma precoce. Yuri, sofreu desconforto muscular, saiu e deu lugar a Balenziaga aos 23’.
Posteriormente, os 26’, Vesga recebeu de Ander Capa, mas a finalização passou rente à trave e saiu para a linha de fundo. A recompensa do time basco veio aos 28′, quando Suncet cruzou com desvio de Koundé e o camisa 16 do Los Leones emendou um belo chute nas redes de Bono. Por conseguinte, aos 30′, Nuñez levou o primeiro cartão amarelo ao cometer falta em Y. En-Nesyri. Mesmo perdendo e colocando em risco a vaga para a Champions League, o Sevilla continuou buscando o empate. Contudo, apesar de jogar fora de casa, a maior posse de bola foi em favor dos visitantes (60%). Ademais, foram distribuídas seis faltas para cada lado, bem como um chute a gol para cada equipe.
Na segunda etapa, Gaizka Garitano optou por retirar Suncet e colocar Óscar de Marcos. A substituição surtiu efeito positivo na equipe e Los Leones passaram a retomar a confiança da partida. Aos 55′, Suso arriscou de fora da área, Sergio Reguilón furou de forma absurda e desperdiçou chance clara de empatar o confronto. Por conseguinte, aos 60′, U. Simon brilhou ao defender o chute a queima roupa de Ocampos. A fim de conquistar os três pontos, Julen Lopetegui fez substituição dupla. Simultaneamente, Jorna e Eneriz saíram para a entrada de Munir e De Joung. A afobação tomou conta dos donos da casa e aos 67′, Dani García fez falta imatura na entrada da pequena área. Imediatamente, Banega cobrou linda falta e o goleiro nada pôde fazer, apenas olhar a bola deitar no fundo das redes.
Um novo gás tomou conta dos Hispanelenses e consequentemente a postura ofensiva mudou. Aos 73’ Munir, que saiu do banco, virou o jogo para o time de Andaluzia. Banega cruzou e o jogador cabeceou no contrapé do goleiro adversário, abrindo 2 x 1 fora de casa e quebrando o jejum de nove jogos sem vencer no Estádio San Mamés. Em contrapartida, o jovem goleiro Bono, brilhou nos minutos finais. Aos 83′, Muniain chutou e arqueiro espalmou para a linha de fundo. Por fim, o Bilbao deteve 44% de posse de bola e jogou de forma contrária aos jogos que vinha desempenhando. Em síntese, foram distribuídos nove chutes a gol (três em favor dos mandantes e seis para os visitantes) e três cartões amarelos.
Com 48 pontos e ocupando a 9ª colocação, o Athletic Bilbao enfrentará no próximo domingo (12), pela 36ª rodada da La Liga, o Levante, 12° colocado com 43 pontos. A partida acontecerá no Estádio Ciutat de Valencia às 12h (Horário de Brasília). Por outro lado, o Sevilla, 4° colocado com os mesmo 63 pontos do Atlético de Madrid, enfrentará, o Mallorca, 18° colocado com 32 pontos, no Estádio Ramón Sánchez Pijuán às 17h de domingo.
Foto destaque: Reprodução/Twitter/Sevilla FC