Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador | OneFootball

Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: PL Brasil

PL Brasil

·08 de outubro de 2019

Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador

Imagem do artigo:Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador

Sir Alex Ferguson é o maior técnico da história do futebol inglês e com mais títulos da Premier League (13). Além disso, conquistou muitos outros troféus sob o comando da equipe do Manchester United, clube no qual ficou por incríveis 27 anos.

Porém, isso você, provavelmente, já sabe. O que pode não saber é que além de carreira de grande sucesso como treinador, Ferguson foi artilheiro na sua época de jogador.


Vídeos OneFootball


Listamos 5 comemorações icônicas da era Premier League

Leia mais: Sandy Turnbull, a referência polêmica de Manchester que morreu na Primeira Guerra Mundial

Imagem do artigo:Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador

Alexander Chapman Ferguson nasceu no dia 31 de dezembro de 1941, na Escócia. Ferguson deu início à sua carreira como jogador no time amador Queen’s Park Footbal Club, clube localizado em Glasgow, aos 16 anos, como atacante.

Pelo Queen’s Park, realizou apenas 31 jogos e marcou 20 gols. O segundo clube de Ferguson foi o St. Johnstone Football Club, de Perth, chegando no ano de 1960.

Sua situação no St. Johnstone não era das melhores, mas inesperadamente o técnico selecionou a presença do então atacante no confronto contra o Rangers, jogo no qual Ferguson marcou três gols e garantiu a vitória do seu time. No segundo clube da sua trajetória, foram 37 jogos e 17 gols.

Leia mais: Quais ingleses jogariam a Champions caso não houvesse punição por Heysel?

Sir Alex Ferguson se tornou definitivamente profissional no ano de 1964, após sua caminhada no St. Johnstone e chegada no Dunfermline Athletic, clube que se surpreendeu pela atuação do hat-trick de Ferguson diante do Rangers.

Pelo Dunfermline, Ferguson conseguiu a ótima marca de 66 gols em 89 partidas. Além disso, teve uma temporada 1965/66 de destaque, indo às redes em 45 oportunidades das 51 partidas disputadas, dividindo a artilharia do Campeonato Escocês com Joe McBride, com 31 gols.

O ex-técnico e atacante foi protagonista de uma transferência que chamou atenção na Escócia na época. Por 65 mil euros, o Rangers contratou o destaque Alex Ferguson.

Leia mais: Notts County e Juventus: uma antiga e curiosa relação

Imagem do artigo:Sir Alex Ferguson: maior técnico do futebol inglês foi artilheiro na época de jogador

Em 1969, Ferguson ficou marcado por falha em gol do Celtic na final da Copa da Escócia, que tirou o título dos Rangers, fato que fez com que o clube não renovasse seu vínculo. Nos dois anos no Rangers, fez 41 partidas e marcou 25 gols.

Os dois últimos clubes da sua carreira como atacante foram o Falkirk e o Ayr United. No Falkirk disputou 95 jogos e fez 36 gols, enquanto no Ayr United foram 24 partidas e nove tentos.

Antes dos dois clubes derradeiros da sua trajetória, percebe-se uma boa média de gols por onde passou, principalmente no Rangers, no Dunfermline e Queen’s Park.

Saiba mais sobre o veículo