Esporte News Mundo
·31 de dezembro de 2025
Sobe e desce: como os jogadores do Bahia terminam 2025

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·31 de dezembro de 2025

Em um ano de afirmação nas principais competições nacionais, o Bahia conquistou feitos importantes em 2025, mesmo em meio a algumas decepções ao longo da temporada.
O ano do Tricolor começou de forma diferente, com a disputa da fase preliminar da Libertadores, competição que o Esquadrão não jogava há 36 anos. Com um calendário apertado e poucos períodos de descanso, o elenco precisou conciliar compromissos internacionais com o Campeonato Baiano.
No Estadual, o time comandado por Rogério Ceni levantou a taça diante do rival Vitória, em pleno Barradão. Posteriormente, o Bahia também conquistou a Copa do Nordeste, encerrando a temporada com dois títulos.
Na Libertadores, o Tricolor teve um início animador, mas acabou eliminado ainda na fase de grupos. Com isso, caiu para a disputa da Copa Sul-Americana, onde deu adeus precocemente após eliminação para o América de Cali.
Em competições nacionais, o Esquadrão encerrou 2025 com a melhor campanha de sua história na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro e chegou até as quartas de final da Copa do Brasil.
O Bahia contou com diversos destaques ao longo da temporada. Jean Lucas e Luciano Juba, por exemplo, chegaram a ser convocados para a Seleção Brasileira, fato que não acontecia com um jogador do clube desde 1989.
No setor ofensivo, Willian José assumiu o protagonismo após a saída do uruguaio Lucho Rodríguez, que marcou 13 gols antes de ser vendido ao futebol da Arábia Saudita. O centroavante brasileiro balançou as redes 20 vezes e terminou o ano como artilheiro da equipe.
Mesmo convivendo com alguns desfalques, Ademir fechou a temporada como líder em assistências do elenco, com 14 passes para gol.
Éverton Ribeiro também merece ser destacado. O meio-campista continua sendo um dos principais jogadores do Esquadrão. Neste ano, ele contribuiu com três gols e oito assistências.
Outro nome de destaque foi Luciano Juba. Apesar de atuar como lateral, o jogador teve participação constante no ataque: marcou sete gols, distribuiu oito assistências e participou diretamente de dez gols no Campeonato Brasileiro.
A próxima temporada promete ser animadora para a torcida tricolor. Em 2026, o Bahia disputará o Campeonato Baiano, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e, novamente, a Libertadores.









































