Planeta Futebol Feminino
·22 de julho de 2023
In partnership with
Yahoo sportsPlaneta Futebol Feminino
·22 de julho de 2023
Nome do jogo, a atacante de 22 anos teve participação direta nos três gols da vitória norte-americana
O estádio Eden Park foi o palco do confronto desta sexta-feira (21) entre Estados Unidos e Vietnã válido pela primeira rodada do grupo E da Copa do Mundo Feminina. A partida terminou com vitória estadunidense por 3×0. Os gols do jogo foram marcados por Sophia Smith (2x) e Lindsey Horan. Com o resultado, as americanas mantiveram a invencibilidade de 16 jogos diante de adversários asiáticos.
Estados Unidos e Vietnã voltam a campo pela segunda rodada da Copa do Mundo. As americanas enfrentam, na próxima quarta-feira (26), a Holanda, enquanto as vietnamitas encaram Portugal, na quinta-feira (27).
Como era de se esperar, a partida começou com os Estados Unidos assumindo o protagonismo do confronto desde o primeiro minuto de jogo e volume de jogo das americanas logo se converteu em gol. Aos 14 minutos, Alex Morgan com um belo toque de letra deixou Sophia Smith cara a cara com a goleira do Vietnã. A camisa 11, então, levantou a cabeça e bateu na saída da arqueira adversária para colocar as estadunidenses em vantagem no marcador.
Mesmo com a vantagem no marcador, as americanas continuaram pressionando e quase ampliaram o marcador aos 27 minutos da primeira etapa com Alex Morgan, mas a bola passou a raspando a trave. O volume americano persistiu e, aos 40 minutos, a árbitra do jogo marcou pênalti de Thi Loan em Rodman. Alex Morgan foi para a cobrança e acabou finalizando fraco possibilitando a goleira Jim Thanh fazer a defesa.
Já nos acréscimos da primeira etapa, Sophia Smith recebeu pelo lado esquerdo e finalizou cruzado, mas o arremate parou na goleira viatnamita. Três minutos mais tarde, aos 51 minutos da primeira etapa, Sophia Smith saiu, novamente, cara a cara com Jim Thanh finalizou rasteiro por baixo da arqueira do Vietnã e ampliou a vantagem americana para 2×0.
A exemplo da primeira etapa, os quarenta e cinco minutos finais da partida foram de domínio completo dos Estados Unidos. A primeira chance de perigo, portanto, saiu aos 4 minutos da etapa final. Após cobrança de falta, DeMelo foi mais alto que a defesa adversária e, com uma cabeçada, levou perigo ao gol do Vietnã.
As americanas continuaram dominando as ações do jogo. Aos 32 minutos da etapa complementar, o volume americano voltou a ser refletido no placar. Após boa jogada individual de Sophia Smith, Lindsey Horan completou para o gol e transformou a vitória americana em goleada, 3×0. Com a vitória já garantida, os Estados Unidos diminuíram o ritmo de jogo e só voltaram a ameaçar o gol vietnamita aos 41 minutos do segundo tempo. Rose Lavelle recebeu livre na área e finalizou firme, mas a bola passou por cima da meta defendida por Jim Thanh.
O único ataque de maior perigo no jogo da equipe do Vietnã saiu somente nos acréscimos da segunda etapa. Thi Loan carregou pela esquerda e cruzou da linha de fundo. A bola ganhou o caminho do gol, mas foi facilmente interceptado pela goleira Alyssa Naeher. Com isso, a partida terminou com vitória americana pelo placar de 3×0.
Na próxima quarta-feira (26), os Estados Unidos enfrentam a Holanda pela segunda rodada do grupo E do Mundial. A partida acontecerá às 22h, no horário de Brasília. Já o Vietnã volta a campo na quinta-feira (27), às 04:30h, também no horário de Brasília, contra Portugal em partida que encerra a segunda rodada do grupo E.