MundoBola Flamengo
·02 de julho de 2025
Sormani diz que 'faltou um Thiago Silva' no Flamengo, contra o Bayern

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·02 de julho de 2025
O Flamengo acabou eliminado pelo Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes em um jogo marcado por erros individuais. Três dos quatro gols da equipe alemã saíram de falhas na saída de bola rubro-negra, em problema que poderia ser resolvido por Thiago Silva, do Fluminense, segundo o jornalista Fábio Sormani.
A fala de Sormani não é baseada na capacidade técnica de Thiago Silva, ou seja, o zagueiro não ia contribuir mais ou menos com a saída de bola. A avaliação do jornalista se baseia no perfil tático e de liderança do jogador do Fluminense.
Sormani avalia que apesar de Filipe Luís ter moldado o Flamengo para jogar um tipo de jogo, quando aos 10 minutos o placar se apresentava 2 a 0, o técnico devia ter mudado a forma de jogar. E muito disso poderia ter partido de um "toque" de algum jogador.
"O Filipe Luís escalou o Flamengo de um jeito, pra fazer um jogo tal. Chega no campo, 10 minutos de bola rolando, os caras têm que chegar pro treinador e falar assim: escuta, esse sistema não funcionou", dispara Sormani.
A fala de Sormani é em cima de um vídeo que viralizou da partida entre Inter de Milão e Fluminense. No qual Thiago Silva sugere ao técnico Renato Gaúcho uma mudança tática, acatada pelo comandante.
Em cima disso, Sormani diz que "faltou um Thiago Silva" para o Flamengo contra o Bayern de Munique.
"Faltou o Thiago Silva no Flamengo. Pro cara ter a sensibilidade e falar assim: 'Não deu certo, cara, vamos mudar isso'. O jogador não pode ser passivo, ele tem que ser ativo, porque afinal de contas, é ele que tá no campo", analisa.
Apesar do levantamento do jornalista Fábio Sormani, um dos grandes trunfos do Flamengo e que tem sido motivo de orgulho na torcida, é como o time não abdicou da sua maneira de jogar independente do adversário.
É importante frisar, que os erros cometidos diante o Bayern de Munique, não foram meras falhas condicionadas ao estilo de jogo do Flamengo, mas sim muito mérito dos alemães que tem como característica forçar essas ocasiões.
O Fluminense, diferente do Fla, ainda não enfrentou um adversário do nível do Bayern, e muito menos com o estilo e agressividade dos bávaros. O que permitiu que o estilo de jogo retrancado se favorecesse até aqui.