Sporting tem nova dor de cabeça: Conselho de Disciplina abre processo após polémica em Alvalade | OneFootball

Sporting tem nova dor de cabeça: Conselho de Disciplina abre processo após polémica em Alvalade | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·16 de maio de 2025

Sporting tem nova dor de cabeça: Conselho de Disciplina abre processo após polémica em Alvalade

Imagem do artigo:Sporting tem nova dor de cabeça: Conselho de Disciplina abre processo após polémica em Alvalade

O Sporting está de novo debaixo da mira do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. A autoridade disciplinar abriu um processo ao clube de Alvalade na sequência do jogo da 32.ª jornada da Liga, frente ao Gil Vicente, que decorreu no passado dia 4 de maio e terminou com uma vitória dos leões por 2-1. Embora a razão concreta da instauração do processo não tenha sido divulgada, os indícios apontam para comportamentos que escapam ao regulamento e que agora serão analisados em detalhe.

O mapa de castigos divulgado esta quinta-feira indica que o Sporting já tinha sido multado em 18.560 euros na sequência da receção aos gilistas. Parte desse valor está relacionada com a entrada em campo de jogadores não convocados após o apito final. Entre eles, estiveram três atletas lesionados: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, que se juntaram aos colegas nas comemorações com os adeptos no relvado de Alvalade.


Vídeos OneFootball


Segundo o relatório do Conselho de Disciplina, a presença de jogadores não inscritos na ficha técnica dentro da zona técnica e do relvado constitui uma infração. O documento é claro ao referir: "Após o final do jogo os jogadores não convocados e não inscritos em ficha técnica Daniel Santos Bragança com a licença 912634, o jogador Nuno Miguel Gomes dos Santos com a licença 820756, e o jogador João Pedro Arnauth Barrocas Simões com a licença 1145255 acederam a zona técnica e ao retângulo de jogo". A atitude valeu sanções individuais: 230 euros para Nuno Santos e Simões, e 510 euros para Bragança.

Apesar de parecer um gesto espontâneo de celebração com os adeptos, o episódio não passou despercebido às autoridades. A abertura de um novo processo poderá levar a mais consequências, dependendo das conclusões da investigação. A presença não autorizada de elementos no relvado é uma violação do regulamento de segurança e disciplina da Liga.

O Clube de Alvalade ainda não reagiu publicamente à abertura do processo, mas é expectável que acompanhe a situação com atenção, sobretudo numa fase tão decisiva da temporada. O Sporting recebe o Vitória de Guimarães, amanhã às 18h, naquela que será a grande final do I Liga. A equipa de Rui Borges, apesar de ter os mesmos pontos que o Benfica (79), segue na liderança no campeonato devido à vantagem do confronto direto. Com uma verdadeira final a poucas horas, os jogadores estão mais unidos do que nunca, e adeptos ajudam na luta pelo bicampeonato.

Saiba mais sobre o veículo