Anfield Index
·25 de setembro de 2026
Steve Parish revela por que Liverpool não fechou com Ismaila Sarr

In partnership with
Yahoo sportsAnfield Index
·25 de setembro de 2026

A investida do Liverpool por Ismaila Sarr no fim do verão sempre teve a aparência de uma transferência que aconteceu no momento errado. O presidente do Crystal Palace, Steve Parish, agora deu sua versão dos fatos, e timing, valorização e a disposição do Liverpool de desistir parecem estar no centro da história.
Falando ao The Athletic, Parish explicou por que o Palace se recusou a autorizar a saída de Sarr, apesar de o jogador aparentemente estar interessado em ir para Anfield.
“É uma pena com o Ismaila, mas essa realmente não foi uma situação causada por nós”, disse Parish.
“Um clube (Liverpool) apareceu e, com o valor que ofereceu, não podia realmente achar que naquele mercado isso seria fechado nesse nível, e depois nem voltou por ele.”
Essa segunda frase é particularmente reveladora.
Segundo relatos, o Liverpool ofereceu cerca de £50 milhões por Sarr depois que as conversas sobre o ponta do Brighton, Yankuba Minteh, esbarraram em uma avaliação de £80 milhões. O Palace queria consideravelmente mais, com sua posição sendo posteriormente reportada em cerca de £75 milhões.

Foto: IMAGO
Na visão de Parish, o Liverpool estava negociando em um mercado parcialmente moldado por seus próprios gastos.
“Se você vende jogadores por £90 milhões e depois quer nos oferecer metade disso pelo substituto, tudo bem, você pode fazer isso. Não estou criticando ninguém por fazer isso. Mas não vai acontecer”, disse ele.
Havia outro problema: o Liverpool chegou tarde.
O Palace tinha pouco incentivo para perder um jogador que marcou 21 gols em todas as competições na temporada passada, incluindo nove na campanha em que o clube venceu a Conference League.
Parish reconheceu que Sarr queria a transferência.
“Dava para entender que o Ismaila gostaria de ir e, se não fosse cinco dias antes do fim da janela e se o dinheiro fosse o certo, então teríamos tentado viabilizar isso”, disse Parish.
Isso parece significativo. O Palace não estava necessariamente dizendo que Sarr era inegociável por qualquer valor. Na prática, estava pedindo que o Liverpool os compensasse pela perda de um importante jogador de ataque com quase nenhum tempo para encontrar um substituto adequado.
No fim, o Liverpool optou por não aumentar a oferta e seguiu por outro caminho.
Bradley Barcola chegou do Paris Saint-Germain por £106 milhões garantidos, podendo subir para £123 milhões com bônus, dando a Andoni Iraola mais uma opção de elite para o ataque.
Essa decisão também dá algum contexto à avaliação que o Liverpool fazia de Sarr. Pagar £75 milhões por um jogador de 28 anos teria representado um compromisso substancial, independentemente de sua excelente fase no Palace.
O Liverpool claramente admirava Sarr. Mas também parece ter definido um preço acima do qual o negócio deixava de fazer sentido.
O Palace tinha o mesmo direito de estabelecer seu próprio valor.
Às vezes, sagas de transferências não precisam de vilões. Dois clubes simplesmente avaliam o mesmo jogador de forma diferente, e cinco dias antes do prazo final raramente é o momento em que chegar a um meio-termo fica mais fácil.
Do ponto de vista de um torcedor do Liverpool, este é um pequeno vislumbre fascinante da estratégia de contratações do clube sob o comando de Iraola.
O que chama atenção de imediato é a diferença entre estar disposto a pagar £50 milhões por Sarr e, no fim, comprometer mais de £100 milhões por Barcola.
Isso sugere que o Liverpool estava preparado para gastar pesado, mas simplesmente não acreditava que Sarr representasse um valor de £75 milhões.
As taxas de transferência nesse nível têm se tornado cada vez mais desconectadas das ideias tradicionais sobre idade, valor de revenda e produção comprovada. Quando um clube vendedor sabe que o interessado tem recursos substanciais, as negociações mudam imediatamente.
Os 21 gols de Sarr na temporada passada são impressionantes, e os nove gols durante o triunfo do Palace na Conference League reforçam sua importância. Aos 28 anos, porém, o Liverpool estaria comprando alguém próximo do auge, e não um ativo cujo valor pudesse aumentar significativamente.
Barcola representa um cálculo diferente.
Este artigo foi traduzido para o português por inteligência artificial. Você pode ler a versão original em 🏴 neste link.







































