Gazeta Esportiva.com
·18 de novembro de 2025
STJD agenda julgamento de dupla do Palmeiras e auxiliar por críticas à arbitragem contra o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18 de novembro de 2025

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou, nesta terça-feira, o julgamento de Gustavo Gómez, Piquerez e João Martins, do Palmeiras, por críticas à arbitragem do jogo contra o Flamengo, que aconteceu em outubro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os atletas serão julgados na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, às 11h30 (de Brasília).
O auxiliar João Martins e o lateral esquerdo Piquerez foram expulsos após o apito final da partida que terminou com a derrota do Verdão por 3 a 2. Enquanto isso, o zagueiro Gustavo Gómez protestou contra a atuação da arbitragem em declaração na saída de campo.
Gustavo Gómez e João Martins foram denunciados no artigo 258 do CBJD, por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. A pena é a suspensão de uma a seis partidas.
Já Piquerez foi enquadrado no artigo 243-F, que diz respeito a “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. A pena é multa, de R$ 100 a R$ 100 mil, e suspensão de um a seis jogos.

STJD marca julgamentos de dois jogadores e um auxiliar do Palmeiras por reclamações contra a arbitragem em jogo contra o Flamengo (Foto: Reprodução/STJD)
Após a partida, o árbitro Wilton Pereira Sampaio justificou os cartões vermelhos a João Martins e a Piquerez.
“Por após o término da partida, se dirigir até a equipe de arbitragem que se encontrava próxima ao círculo central de maneira agressiva e com o dedo em riste e proferir as seguintes palavras: ‘sempre você nos prejudicando, você está de marcação com o Palmeiras’. Após a apresentação do cartão vermelho, ainda continuou a protestar da arbitragem, dizendo: “Por que me expulsou? É o meu dever vir aqui reclamar”, escreveu Wilton Pereira Sampaio em súmula.
“Por após o término da partida se dirigir até a equipe de arbitragem que se encontrava próxima ao círculo central de maneira agressiva e com o dedo em riste e proferir as seguintes palavras: ‘você está de sacanagem, veio aqui só pra roubar a gente’. Após a apresentação do cartão vermelho o mesmo teve que ser contido pelo policiamento” relatou o árbitro na súmula.









































