STJD indefere pedido, e Santa Cruz não disputará a Série D; Democrata tem vaga confirmada | OneFootball

STJD indefere pedido, e Santa Cruz não disputará a Série D; Democrata tem vaga confirmada | OneFootball

Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·04 de abril de 2024

STJD indefere pedido, e Santa Cruz não disputará a Série D; Democrata tem vaga confirmada

Imagem do artigo:STJD indefere pedido, e Santa Cruz não disputará a Série D; Democrata tem vaga confirmada

Fim da novela. Após julgamento nesta quinta-feira (4), o Santa Cruz teve seu pedido para “herdar” a vaga do Democrata-SL na Série D indeferido, e está sem divisão nacional até 2025.

Representou o Democrata na sessão o Dr. Lucas Ottoni. O Santa Cruz foi representado pelo Dr. Osvaldo Sestário.


Vídeos OneFootball


Entenda a Polêmica

Dois clubes que haviam se classificado à Série D de 2024, via Campeonato Mineiro de 2023, desistiram da disputa: Democrata-GV e Villa Nova.

A Federação Mineira de Futebol convidou os times que terminaram abaixo de Democrata-GV e Villa Nova, para jogar a Série D. Após rejeição da Caldense, a Patrocinense aceitou a vaga do Democrata-GV. O Democrata-SL, por sua vez, foi convidado para assumir a vaga do Villa Nova na Série D, e aceitou.

O Santa Cruz questionou o fato de que o Democrata disputaria um torneio nacional, mesmo após ter sido rebaixado no Campeonato Mineiro do ano passado. No entendimento dos pernambucanos, a vaga deveria ser transferida ao clube sem divisão melhor classificado no ranking da CBF: o próprio Santa.

O Santa Cruz questionou a Confederação Brasileira de Futebol, que, por sua vez, reafirmou a legalidade da vaga do Democrata. Restou aos pernambucanos pedir vistas ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Processo Indeferido

Após a leitura do advogado de defesa do Santa Cruz, foi a vez do presidente do STJD fazer suas declarações. Rapidamente, ele indeferiu o processo.

Entre os argumentos apresentados pelo Dr. José Perdiz, destacou-se o fato de que o Democrata recebeu a vaga conforme estipulado no Regulamento Específico de Competições do Campeonato Mineiro.

Agora confirmado de maneira definitiva na quarta divisão, o Democrata-SL estreia em casa, diante do Nova Iguaçu, no final de abril.

Saiba mais sobre o veículo